Saiba como organizar sua geladeira para evitar o desperdício de alimentos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de outubro de 2019 às 10:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A forma de colocar a geladeira em ordem influencia diretamente na redução do desperdício

​Consumo consciente. Difícil achar um termo tão em alta como esse, ultimamente. E o que ele tem a ver com organização? Muita coisa! Por isso, o assunto da vez é a geladeira. 

A forma de colocá-la em ordem influencia diretamente na redução do desperdício, uma necessidade cada vez mais presente no nosso dia a dia. A verdade é que com pequenos hábitos dentro de casa já é possível reduzir parte da comida que vai parar no lixo (acreditem, não é pouca). Então, prestem atenção.

A prateleira mais alta da geladeira é a parte mais fria. Por isso, priorize ali alimentos que sofrem mais com a mudança de temperatura. Dê preferência aos produtos que você usa com mais frequência e também às carnes e aos laticínios. Já na segunda e na terceira, coloque os produtos industrializados ou prontos, como legumes cozidos e as sobras de alimentos. Para evitar que aquele resto de comida fique ali esquecido e acabe estragando, use potes transparentes ou de vidro. Assim você sabe exatamente o que tem dentro e a quantidade, facilitando o reaproveitamento.

Outra dica é prestar atenção na organização dos produtos em cada prateleira. Assim como fazer com a roupa no quarto e a maquiagem no banheiro, vale categorizar tudo e deixar os itens que combinam lado a lado. Por exemplo, separe o que é de café da manhã, como requeijão, queijo, manteiga, etc., e mantenha-os sempre um próximo ao outro. Lembre-se: deixe os produtos mais altos ao fundo e os mais baixos à frente, ou aquele potinho pequeno não vai ser visto e vai acabar esquecido.

Na porta da geladeira, priorize os produtos que tombam. Na prateleira menor, vale acomodar iogurte, um item já aberto, molhos, catchup, mostarda… Já na parte inferior e mais alta, opte por jarras de água, refrigerantes, sucos e leites.

Essa organização vai te ajudar a saber exatamente o que tem na geladeira e os itens que já estão lá há mais tempo – e que, então, devem ser consumidos primeiro. Além de auxiliar na diminuição do desperdício, essas soluções também geram uma economia de tempo, já que ficará bem mais fácil fazer a lista do  mercado.