Como fazer para acordar cedo, bem disposto e fazer o dia render

Acordar cedo não é uma habilidade que vem naturalmente para todos, mas pode ser desenvolvida

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Acordar cedo não é uma habilidade que vem naturalmente para todos. Mas, acredite, ela pode ser desenvolvida. Se você quer fazer o seu dia render mais acordando cedo, sem sofrer ao longo do dia, confira os conselhos da neurologista Andrea Bacelar, presidente da Associação Brasileira do Sono.
1- Durma em horários regulares

O que nos faz ter sono à noite é o nosso tempo de vigília, ou seja, o tempo que passamos acordados. É o acúmulo desse tempo que fará com que tenhamos vontade de dormir. Portanto, se você quiser acordar mais cedo, é importante investir na regularidade do horário em que desperta e em que vai dormir.

2- Tome sol pela manhã

O sol é um sincronizador do ritmo circadiano, o período de 24h que regula nosso funcionamento biológico. Por isso o sol pela manhã ajuda a ter sono à noite. Já pegar sol à tardinha, ainda mais com horário de verão, faz com que a vontade de dormir venha mais tarde.

3- Não faça exercícios à noite

O exercício físico estimula e excita o sistema nervoso central. Por isso ele é muito bem-vindo pela manhã, para que tenhamos disposição e energia no transcorrer do dia. Se não for possível se exercitar tão cedo, finalize esse tipo de atividade pelo menos quatro horas antes de se deitar para que seu sono não seja prejudicado.

4- Nada de cafeína depois das 15h

A cafeína inibe uma proteína chamada adenosina, que nos ajuda a ter sono. Para conseguir dormir cedo, tire café, chá preto e outros alimentos com cafeína depois desse horário.

5- Diminua as luzes do quarto

O que faz o corpo começar a produzir melatonina, o hormônio do sono, é a luminosidade baixa. Por isso, reduza as luzes da casa quando estiver perto da hora de dormir.

6- Tome um banho morno

A queda da temperatura corporal é outro fator que leva ao sono. Uma forma de provocar isso é com um banho morno. A temperatura vai diminuir de forma gradual até a hora de dormir.

7- Liberte-se do celular

A tela azul, presente em celulares e tablets, é outro inibidor de melatonina. Além disso, a interação nas redes sociais faz com que continuemos acelerados. O ideal é deixar o celular fora do quarto – até mesmo a vibração dele já é suficiente para despertar a curiosidade.


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