Saiba como é comemorado o Dia das Mães em outros países do mundo

Uma das datas mais comemoradas no Brasil também segue tradições em outros países

Postado em: em Mais+

O Dia das Mães começou a tomar forma em 1865, quando uma ativista norte-americana, Ann Maria Reeves, organizou o Mother’s Friendship Days ( dia de amizade para mães) a fim de melhorar as condições de cuidados dos feridos na Guerra da Secessão que assolou os Estados Unidos naquela época.

Mas não foi ela, e sim sua filha, Anna Javis, que deu início à comemoração no dia 12 de maio de 1907, dois anos após o falecimento da mãe. Porém, ela só conseguiu que a data fosse oficializada em 1914, quando o congresso dos Estados Unidos instaurou o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães.

No Brasil, a data foi oficializada em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

Conheça como a data é comemorada em alguns países ao redor do mundo:

- Reino Unido: quarto domingo da quaresma

Para a maioria dos registros históricos, a Igreja da Inglaterra foi quem criou o Domingo das Mães, para homenageá-las e mais tarde para comemorar a Igreja Mãe. Até hoje, cristãos são esperados para fazer ao menos um retorno à sua igreja-mãe a cada ano.

- Tailândia: 12 de agosto

A rainha Sirikit da Tailândia também é considerada a mãe de todos os seus súditos tailandeses. O governo desse país decretou que seu aniversário, 12 de agosto, também se tornasse o Dia das Mães oficial da Tailândia em 1970. O dia é feriado nacional, comemorado em todo o país.

- Bolívia: 27 de maio

Durante a luta pela independência da Espanha, no início do século 19, um grupo de mulheres, ao ver seus pais, maridos, filhos, feridos e mortos nos campos de batalha, recusou-se a ficar de braços cruzados e se uniram para lutar contra o exército espanhol em 27 de maio de 1812. Elas ficaram conhecidas como as Heroínas de Coronilla e em 1920, uma lei aprovou que a data se tornasse oficialmente o Dia das Mães.

- Indonésia: 22 de dezembro

Decretado oficialmente em 1953 pelo presidente do país, o dia das Mães na Indonésia cai no dia 22 de dezembro para comemorar o Primeiro congresso Indonésio das Mulheres, em 1928, e foi criado para celebrar as contribuições das mulheres e dos movimentos femininos para a sociedade desse país.

- Nepal: entre os meses de abril e maio

o Dia das Mães é comemorado no festival conhecido como Mata Tirtha Aunsi ou Mata Tirtha Puja, celebrado no último dia da chamada “lua escura” do mês Baishakh, que cai sempre entre abril e maio no calendário gregoriano. Para homenagear as mães que já morreram, é tradicional que os peregrinos sigam para lagoas na vila de Mata Tirtha, perto de Katmandu. São levadas oferendas e muitos mergulham nas lagoas.

- Panamá: 08 de dezembro

No Panamá, o dia das mães é comemorado no dia 8 de dezembro, durante a festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição –sendo uma data bastante religiosa e vinculada à imagem da mãe de Jesus e de sua concepção pelo Espírito Santo. A data foi sugerida em 1930 pela mulher do então presidente do país, Florencio Harmodio Arosemena.

- França: último domingo de maio

a homenagem às mães foi feita pela primeira vez no início do século XX, quando mulheres com muitos filhos receberam um prêmio do governo porque as baixas taxas de natalidade eram preocupantes. A comemoração atualmente ocorre no último domingo de maio (quando a data coincide com o dia de Pentecostes, data que marca o 50º dia após o domingo de Páscoa, o Dia das Mães é transferido para o primeiro domingo de junho).

- Sérvia: dois domingos antes do Natal

O Dia das Mães é comemorado de maneira inusitada na Sérvia. A data é celebrada em dezembro, dois domingos antes do Natal. As mães são amarradas por seus filhos, e só podem ser soltas após darem presentes e doces para as crianças. No domingo seguinte é comemorado o Dia dos Pais, de maneira semelhante.

- Irã

No Irã, o Dia das Mães é comemorado na data do aniversário de Fatimah, filha do profeta Maomé. A data cai no dia 20 do mês Jumada al-thani, o sexto mês do ano islâmico, que segue o calendário lunar. A data foi instituída após a Revolução Iraniana, e é usada para promover o conceito tradicional da família.

- Coréia do Sul: 08 de maio

Não há distinção entre pais e mães na comemoração. Por isso, o Dia das Mães é comemorado junto com o Dia dos Pais, em 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas a maternidade. Os pais passaram a ser homenageados posteriormente, para não ficarem excluídos das comemorações.


Artigos Relacionados