Saiba como diluir a água sanitária para desinfecção de alimentos e superfícies

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 29 de outubro de 2020 às 05:26
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 18:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cuidado! A água sanitária não deve ser misturada com outros produtos de limpeza

A água sanitária é um dos produtos de limpeza mais utilizados para desinfetar a casa. 

Ela é capaz de limpar ralos, azulejos, balcões, pisos, pias, banheiros e até mesmo embalagens de comida – eliminando todos os germes e micro-organismos que estiverem na superfície. 

O problema é que, por considerada um tipo de alvejante (produto feito à base de cloro ou de água oxigenada), usar a água sanitária em sua concentração máxima pode causar irritações a até alergias na pele. 

Para desinfetar embalagens de alimento, dilua 25 ml de água sanitária em 1 litro de água potáve​l

Se o seu objetivo for usar a água sanitária para desinfetar embalagens de alimentos, a melhor maneira de evitar que o produto cause algum tipo de irritação na pele é pegar uma quantidade pequena do alvejante (entre 25 a 30 ml) e diluir em 1 litro de água potável.

Para fazer isso, utilize uma luva de limpeza como proteção e coloque 25 ml de água sanitária em um copo de medidas – quantidade é equivalente à meia xícara de café ou meio copo de cafezinho. 

Depois, acrescente o produto em uma garrafa com 1 litro de água limpa, tampe e misture os dois líquidos sacudindo a garrafa.

Depois que a água sanitária estiver diluída, basta umedecer uma flanela limpa com a solução e higienizar as embalagens! 

Para usar o produto com mais facilidade, uma boa dica é transferir a solução para um aparelho borrifador e colocar uma etiqueta de identificação.

Você também pode preparar uma solução mais concentrada do produto para desinfetar pisos, banheiros e outras partes da casa

Para limpar superfícies mais sujas e encardidas, a solução de água sanitária deve ser um pouco mais concentrada. Basta misturar 50 ml de água sanitária (equivalente a uma xícara de café) com 1 litro de água limpa, seguindo o mesmo procedimento da dica anterior.

Depois é só umedecer um pano e passar a mistura nos banheiros, pisos, balcões e até mesmo nas solas de sapato – só lembre-se de secá-la logo em seguida para não manchar o calçado!

Cuidado! Não misture água sanitária com outros produtos de limpeza​

Por ser um produto abrasivo (ou seja, com potencial muito forte de corrosão) a água sanitária não se dá bem com a maioria dos produtos de limpeza. 

A combinação dela com o álcool, por exemplo, pode desenvolver uma reação química que acaba resultando em uma solução intoxicante. 

Por isso – mesmo que ela esteja diluída em água – tente utilizar o produto sozinho.

*Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano