Dia Mundial da Água: Sabesp realiza cavalgada ecológica neste sábado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de março de 2018 às 16:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O percurso será de 10 quilômetros, passando pelo Rio Canoas, Córrego da Onça e trechos de matas fechadas

Será realizado neste sábado, dia 24 de março, a partir das 9h, a tradicional Cavalgada Ecológica em comemoração ao Dia Mundial da Água. 

O evento é promovido pela Associação Educacional Ecológica e Amigos do Rio Canoas com o apoio da Sabesp, Associação Sabesp de Franca, ABES-Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, AESabesp-Associação dos Engenheiros da Sabesp, AERF-Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Franca, SEESP-Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e CBH-SMG-Comitê de Bacia Hidrográfica Sapucaí-Mirim Grande. 

As cavalgadas ecológicas fazem parte do Programa Verde Vida da Sabesp, que tem como objetivo preservar e recompor as matas ciliares do Rio Canoas e do Córrego Pouso Alegre, responsáveis por 80% e 20% do abastecimento de água em Franca, respectivamente. 

As matas ciliares são sistemas vegetais essenciais ao equilíbrio ambiental e, portanto, devem representar uma preocupação central para o desenvolvimento sustentável. 

A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água, que é o foco principal deste evento. 

As cavalgadas complementam o programa permanente de plantio de árvores nas margens e no entorno do Canoas e Pouso Alegre, sendo esta uma maneira de prestar contas deste trabalho para a comunidade, por meio de representantes de diversos segmentos, que a cada edição acompanham o desenvolvimento do Verde Vida na região. 

Em 2017 o Programa Verde Vida da Sabesp plantou só em Franca 1.500 mudas na bacia hidrográfica do Rio Canoas. 

A saída e a chegada da cavalgada será no Pesque-Pague Bicho da Mata. 

O percurso será de 10 quilômetros, com passagem pelo Rio Canoas, Córrego da Onça e trechos de matas fechadas. 

O passeio terá duração de aproximadamente três horas.


+ Meio Ambiente