​Sabesp alerta para risco de falta de água em Pedregulho e Jeriquara e pede economia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de setembro de 2017 às 11:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mananciais que abastecem duas cidades da região estão sofrendo com seca prolongada

A estiagem prolongada, com mais de 60 dias sem chuva na cidade está colocando em risco a normalidade do abastecimento de água em cidades da região, principalmente em Pedregulho e Jeriquara.

Diante da escassez de chuvas, os mananciais que abastecem as duas cidades estão bem abaixo do normal, praticamente atingindo o nível crítico, o que pode ocasionar a falta de força para que a água chegue aos reservatórios.

Em Pedregulho, a situação se agrava por conta dos sistemas de abastecimento pelos mananciais que atendem também os Distritos de Alto Porã, Igaçaba e Vila Primavera, entre outras áreas atendidas pela Sabesp.

Por conta disso, a Companhia está pedido às populações destes locais que economizem água, fazendo o uso criterioso do produto.

A Sabesp Pedregulho está contando com os residentes da cidade e dos distritos em sua campanha pela economia de água por seus clientes.

A finalidade é impedir que o alto consumo cause a falta de abastecimento por conta da estiagem prolongada.

A Sabesp tem um folheto traz informações sobre como aprender a controlar o consumo de água, explicando que o hidrômetro (conhecido popularmente como “relógio”) instalado nas residências é o aparelho que mede o consumo de água.

“Registre a leitura regularmente. Dessa forma você poderá conferir a sua conta, controlar a água usada e até descobrir possíveis vazamentos”, diz o informe.

NO BANHEIRO – Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. Não utilize a bacia sanitária como lixeira, jogando papel higiênico, cigarro, etc. Não aperte a descarga mais tempo que o necessário. Conserte vazamentos e mantenha a válvula sempre regulada. Tome banhos no máximo de 5 minutos, mantendo o registro fechado ao se ensaboar.

NA LAVANDERIA – Ao lavar roupas no tanque, mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

NO QUINTAL E NO JARDIM – Ao lavar o carro, use um balde em vez de mangueira. Regue as plantas com um regador ou mangueira com esguicho-revólver, pela manhã ou à noite, para evitar a evaporação. Use a vassoura para varrer a calçada, não a mangueira.

NA COZINHA – Mantenha a torneira bem fechada. Torneira gotejando desperdiça muita água. Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los, jogando-os no lixo, nunca nos ralos das pias. Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça. Faça o mesmo quando desfolhar verduras e hortaliças, descascar frutas e legumes, cortar aves, carnes, peixes, etc. Utilize a máquina de lavar louças somente quando estiver na capacidade total.

Maiores informações sobre a campanha de economia de água podem ser obtidas no site www.sabesp.com.br ou pelo telefone 0800-055-0195. 


+ Serviços