S. Sebastião do Paraíso terá unidade do SESC e polo da Universidade de Lavras

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de outubro de 2017 às 07:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Terrenos da cidade serão remanejados para as construções das duas unidades de educação

Em reunião realizada em Belo Horizonte entre o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MG), Lázaro Luiz Gonzaga, foi aprovado por unanimidade a operação que realizará a troca dos imóveis onde se localiza a Praça de Esporte Castelo Branco e terreno em que antes seria construído o Sesc e, que deve ser transferido para construção de campus da Universidade Federal de Lavras em São Sebastião do Paraíso. 

Desde o  início do ano vêm sendo realizadas tratativas com a Fecomércio-MG visando a permuta para a instalação do Serviço Social do Comércio (Sesc) em São Sebastião do Paraíso, já que é de interesse do município a revitalização da Praça de Esportes Castelo Branco e a vinda tanto do Sesc quando da Ufla para o município. 

Meados deste ano, técnicos da Fecomércio estiveram em São Sebastião do Paraíso para vistoriar a Praça e fazer avaliação da área, que teve valor estimado em cerca de R$ 20 milhões.

Diante disto, a expectativa operação para troca do terreno que hoje pertence ao Sesc, localizado aos fundo do Califórnia Garden e está avaliado em cerca de R$ 22 milhões, com a área do Praça de Esportes deve acontecer em breve. Feita a troca, o município deve passar a área para a Universidade Federal de Lavras, que aguarda apenas a finalização dessa transferência para dar início a construção do seu campus no município. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo, o próximo passo deve ser reunião que envolve representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com a finalidade de ratificar a operação entre o município e a Fecomércio-MG.

“Estamos extremamente otimistas que dê certo, porque é de interesse do Sesc e isso foi amplamente debatido na reunião. No âmbito estadual está tudo acertado, mas precisa dessa ratificação por parte da CNC. Para nós é um ganho enorme, porque a partir do momento que essa operação for finalizada, nós teremos a garantia de que o Sesc virá para Paraíso e esse sonho, que começou lá no passado, irá se materializar”, destaca.

RELEMBRE 
Em março desde ano uma equipe técnica do Sesc esteve em São Sebastião do Paraíso para conhecer a Praça de Esportes Castelo Branco. Antes de realizar a visita, houve um encontro entre o prefeito e a equipe, e o prefeito Walkinho destacou que a preocupação do município não era o que seria gasto para que esse projeto acontecesse, mas a valorização do espaço que já existe há cerca de  47 anos.

Isso também foi destacado pelo analista de planejamento do Sesc, Diego Dias da Cruz, ressaltando que de igual maneira o intuito da instituição é oferecer atendimento de qualidade à população em cinco áreas: saúde, educação, esporte, lazer e assistência.

Cruz explicou que a análise do espaço seria feita levando em consideração vários setores ligados às áreas de saúde, educação, lazer, esporte e assistência do Sesc, além de um levantamento socioeconômico da população de São Sebastião do Paraíso, o que seria constado em relatório e analisado por um conselho e presidência do Serviço Social do Comércio, em Belo Horizonte. 

A reunião que aconteceu na última terça-feira (26/9) entre o prefeito, assessores e o presidente da  Fecomércio-MG, Lázaro Luiz Gonzaga, foi mais um passo rumo ao sonho da implantação da Ufla e do Sesc no município, que nos próximos meses deve ter resultado conclusivo.

(Publicado no Jornal do Sudoeste)


+ Cidades