Roupas ficam em 1º lugar como opção de presentes neste Natal em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de dezembro de 2019 às 09:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo pesquisa da ACIF, maioria das pessoas dará dois presentes, este ano, gastando R$ 100 em cada um deles

A
ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) firmou parceria com o Ipes
(Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-Facef (Centro Universitário
de Franca), para a realização da pesquisa de intenção de compras para o Natal.

O
estudo mostra que no Top 5 dos tipos de presentes mais procurados, as roupas
ficaram em 1º lugar (67,41%) na intenção de compra seguida pelos brinquedos
(46,67%), perfumes e maquiagens (24,44%), calçados (23,33%) e eletrônicos
(7,04%). “As variações nas porcentagens dos presentes mais procurados ocorrem
em razão das múltiplas respostas. Pode ser, por exemplo, que o consumidor
compre roupa para os pais, brinquedos para os filhos, calçados ou perfumaria
para o companheiro”, explica o pesquisador do Ipes Welton Silva.

De
forma geral, 65,5% dos consumidores pretendem presentear em razão da data. A
maioria (24,44%) afirma que dará dois presentes, este ano, gastando R$ 100
(22,96%) em cada um deles. Válido ressaltar que 20% dos entrevistados disseram
que comprarão três itens e outros 19%, um presente. “Em 2018, a pesquisa do
Ipes mostrou que 62% da população pretendia presentear naquele Natal. O
crescimento verificado neste ano, ainda que tímido, mostra uma gradual retomada
do otimismo do consumidor. Além disso, a pesquisa mostra que o horário especial
do comércio deve influenciar o desempenho do comércio de forma positiva,
resultando em incremento às vendas”, afirmou o presidente da ACIF, Tarciso
Bôtto. De acordo com o estudo, o horário estendido do comércio durante o mês de
dezembro tem relevância para 86,67% do público.

A
pesquisa também apurou que, neste ano, os consumidores mais dispostos a
presentear são, em sua maioria: mulheres (63%) com idades entre 25 e 40 anos
(37,41), solteiras (42,22%), empregadas (71,48%), classe D (37,41%), Ensino
Médio (50%) e mães (55,55%).

A
pesquisa encomendada pela ACIF ao Ipes foi realizada entre os dias 18 e 24 de
novembro em pontos de fluxo comercial nas regiões Norte, Sul, Leste, Central e
no centro de compras Franca Shopping. Foram ouvidas 412 pessoas com idades
acima dos 16 anos e seu nível de confiança nos resultados é de 95% e margem de
erro aproximada de 6%.


+ Economia