Roda Livro inaugura sua 8ª Geladeiroteca na UBS do Parque do Horto em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 23 de agosto de 2018 às 15:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto criado há mais de 3 anos visa incentivar o hábito da leitura entre os francanos de todas as idades

Maria Luiza Salomão com a assistente social da UBS do Horto, Denise e as demais integrantes da equipe (Foto: Reprodução)

​O Projeto Roda Livro inaugurou nesta quinta-feira, 23 de agosto, na UBS do Horto, sua 8ª Geladeiroteca, dando continuidade à sua proposta de expandir o gosto pela leitura entre os francanos.

Ao longo de mais de três anos, já foram emprestados mais de 10 mil livros, revistas e gibis. “O conceito é que as pessoas abram a geladeira, levem para casa, leiam e, depois, devolvam a obra no local, para que outro interessado possa apreciar. Doações são muito bem-vindas sempre”, explica Rita Moscardini, que ao lado de Tânia Liporoni, Solange Borini, Regina Figueiredo, Elaise de Mello e Maria Luiza Salomão, é coordenadora do projeto.

Usuária da UBS do Horto escolhendo alguns títulos para ler (Foto: Reprodução)

Na UBS do Horto, quem ficará responsável pela Geladeiroteca é a assistente social Denise, que contará também com o apoio do restante da equipe da unidade. “Seguimos desenvolvendo coletivamente uma atitude em que a propriedade dos livros é compartilhada sem qualquer burocracia, apenas comungando o prazer da leitura e a possibilidade de alcançar pessoas que, por um ou outro motivo, não têm acesso aos livros”, destaca Maria Luiza, acrescentando que o projeto Roda Livro se propõe a fazer circular livros entre todos os interessados, favorecendo a troca anônima e rica entre leitores de todos os cantos. “Agradecemos à comunidade francana que coopera com doações e aos ‘anjos anônimos’ que têm nos ajudado a manter as geladeirotecas arrumadas e atraentes para mais e mais usuários”.

Os livros do projeto são livros doados pela própria população e são carimbados, passando a pertencer ao projeto, que além de estimular a leitura, também estimula a cidadania, no cuidado do cidadão por aquilo que é de todos. O tempo de permanência com a obra e a devolução ficam por conta da avaliação dos participantes. 


+ Cultura