Rocambole de carne moída com farinhas funcionais e chia é de comer rezando!

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 18:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Preparado de modo diferente e mais saudável, prato proporciona mais saciedade e beneficia organismo

O rocambole de carne moída recheado é uma opção para pratos principais, além de ser uma preparação saudável e prática de se fazer. Essa receita leva farinha de aveia, de beterraba e flocos de milho, que são usados para dar “liga” ao rocambole. Essas farinhas são ricas em fibras que auxiliam o funcionamento do intestino e aumentam a saciedade, além das farinhas, leva em sua composição semente de chia, que é rica em proteína, vitaminas e gorduras boas para a saúde.

Confira a agora como prepara-lo:

Ingredientes

600g de carne moída (prefira a opção com menos gordura)

½ xícara (chá) de farelo de aveia

2 colheres (sopa) de farinha de beterraba

2 colheres (sopa) de semente de chia

3 colheres (sopa) de azeite

½ xícara (chá) de cebola roxa picada finamente

2 colheres (sopa) rasa de alho picado

½ cenoura ralada

½ talo de salsão picado finamente

2 colheres (sopa) de goji berry picado finamente

1 ½ xícara (sopa) de ervas frescas picadas (sugestão: salsinha e sálvia)

1 ½ xícara (chá) de flocos de milho

Sal marinho e pimenta do reino moída a gosto

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Faça a farofa: aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho, a cenoura e o salsão. Quando começar a dourar, desligue o fogo, acrescente o goji berry picado, os flocos de milho, as ervas frescas e tempere com sal e pimenta. Misture bem e transfira para um recipiente. Reserve.

Em um recipiente fundo, coloque a carne moída, o farelo de aveia, a farinha de beterraba, as sementes de chia. Tempere com sal e pimenta do reino. Misture bem até todos ingredientes ficarem uniformemente distribuídos e as farinhas começarem a dar liga.

Sobre uma superfície lisa, abra um pano de prato limpo, sobre ele coloque uma lâmina de papel alumínio, disponha a carne como um retângulo com aproximadamente 1 dedo de espessura. Cubra a carne com a farofa, deixando um espaço de dois centímetros das margens da carne. Para fechar o rocambole: segure com as pontas dos dedos o pano de prato e o papel alumínio e delicadamente puxe os dois fazendo com que a carne enrole sobre si mesma. A cada volta, aperte um pouco a carne. Quando o rocambole estiver pronto, envolva-o com o papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 5, 10 minutos. Retire do forno, cubra e aguarde alguns minutos antes de fatia-lo. Sirva com o acompanhamento de sua escolha.


+ Gastronomia