Engler deixa o PSDB após 28 anos e vai para o PSB, partido de Ubiali

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de abril de 2018 às 14:00
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deputado estadual diz que projeto mais adequado não é do PSDB, mas sim do novo governador Márcio França

Os meios políticos francanos foram estremecidos no final da manhã de hoje (02), quando vazou a notícia de que o deputado estadual Roberto Engler está deixando o PSDB, partido que ajudou a fundar em Franca e no qual atuou por 28 anos, para se filiar ao PSB, partido do vice-governador Márcio França, que assumirá o governo do Estado no próximo dia 6, tendo em vista a renúncia de Geraldo Alckmin, que quer concorrer à presidência da República.

Desde a realização das prévias do PSDB já se dizia nos bastidores políticos que Roberto Engler estava saindo do PSDB e seria candidato a deputado estadual no PSB, junto com Dr. Ubiali.

Inclusive, contrariando a corrente vencedora, Roberto Engler não votou em João Dória.

São várias as hipóteses levantadas, mas todas apenas conjecturas. 

Em uma delas, Engler não acredita no potencial de João Dória em vencer o pleito para governador. 

Em outra conjectura, Engler acredita na máquina do governo estadual, capaz de vencer as eleições, inclusive João Dória.

Roberto Engler sabe que terá de dar muitas explicações. Muitas serão assimiladas pelos eleitores, mas outras nem tanto.

Além disso, pela primeira vez na sua vida política vai precisar dizer que não é vira folha, porque perdeu uma característica forte de estar num único partido nos momentos bons e nos momentos ruins.

A mudança pode trincar relacionamentos em Franca, mas todos os lados políticos estão esperando os primeiros momentos após o anúncio para sentir a reação do eleitorado.

Eis o comunicado oficial emitido pelo deputado Roberto Engler:

O deputado estadual Roberto Engler vai protocolar sua carta de desfiliação do PSDB nesta segunda-feira (2). Atendendo convite do vice-governador Márcio França, o parlamentar deve se filiar ao PSB na próxima quarta-feira (4). A decisão foi sacramentada em reunião entre Márcio França e Roberto Engler, realizada na manhã de hoje (2).

“Após três décadas de dedicação ao PSDB, hoje, enxergo, pela primeira vez ao longo de tantos anos, que o projeto mais adequado para o desenvolvimento de nossa cidade, da nossa região e do nosso estado não está mais no partido, mas, sim, na figura de Márcio França e no PSB. É meu dever agir em conformidade com essa convicção, até mesmo para honrar a confiança em mim depositada por mais de 120 mil eleitores paulistas”, disse o deputado estadual Roberto Engler.


+ Política