Rifaina não “baixa a guarda”, trabalho dá resultado e está há 8 meses sem dengue

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de agosto de 2017 às 17:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ações reúnem distribuição de plantas anti-dengue, o dengue zap e fiscalização intensa

As práticas cotidianas de prevenção e combate aos mosquitos transmissores das doenças tropicais como o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e gripe chikungunya dão a Rifaina um resultado inédito na região: há 8 meses a cidade não registra nenhum caso de dengue, segundo levantamento realizado pela Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária não descuida e continua com os trabalhos de rotina como é o caso da ação dos Agentes de Endemias e todas as campanhas e ações promovidas ao longo do ano.

A cidade realiza de forma constate ações de combate como arrastões, campanhas de orientação, mobilizações, “paradinha” contra a dengue, distribuição de mudas da arvore crotalária (eficiente combatente de criadouros), visitas nas escolas, nebulizações (fumacês), entre outras.

“São gotinhas contra a dengue, pois sem nossa população nosso trabalho não teria resultado. Obrigado ao apoio na limpeza, por vestirem a camisa de combate a essa praga. E vamos continuar, pois só assim evitaremos um mal maior em nossa cidade. Obrigado a todos por abrirem as portas de suas residências e nos ajudar durante esses 8 meses sem um caso de dengue em Rifaina”, disse Rodrigo Ferreira, da Vigilância Sanitária na cidade.

Preocupação

Entre o final de agosto e o início de setembro devem voltar as chuvas e a preocupação da Visam Rifaina deve aumentar.

A cidade que já enfrentou graves problemas com o abandono do Parque Aquático localizado do lado mineiro da cidade de Sacramento, agora se preocupa com o fechamento do Clube Águas do Vale.

O Clube tem várias piscinas e segundo as informações, o fechamento é temporário, para reformas.

Entretanto, o fato de o clube não estar funcionando liga o sinal de alerta, pois embora a responsabilidade seja do município de Sacramento, o complexo está mais próximo da área urbana e dos ranchos da cidade de Rifaina. 


+ Saúde