Rifaina faz vacinação contra gripe na UBS do Bairro Ayrton Senna

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de abril de 2018 às 09:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Imunização começou na segunda-feira, no dia 04 de maio haverá vacinação domiciliar a pessoas acamadas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rifaina deu início à Campanha de Vacinação contra a Gripe na UBS – Unidade Básica de Saúde – “Dr. Cleomar Borges de Oliveira”, do Bairro Ayrton Senna, direcionada a crianças, gestantes, idosos acima de 60 anos, mulheres puérperas, professores, policiais.

Entre os grupos a serem imunizados estão os trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas; crianças com idade maior que seis meses e menor que cinco anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto; pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores e outros e todos os grupos do público-alvo.

Em Rifaina, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, devendo seguir até dia 1º de junho, na UBS localizada na Rua Moacir Vedodato, 35, no Bairro Ayrton Senna.

Segundo Grasiela dos Reis Borges, enfermeira padrão da Secretaria de Saúde, no dia 12 de junho será realizada a campanha tradicional “Dia D da Vacinação”.

Antes disso, no dia 04 de maio, profissionais da Secretaria sairão a campo, visitando as residências de pessoas portadoras de necessidades especiais ou acamadas.

A vacinação antigripal não tem contra-indicações, mas a orientação é de que pessoas que estejam resfriadas aguardem o momento certo para se imunizar.

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS

1. Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto o resfriado pelo rinovírus. As diferenças se apresentam basicamente pela agressividade dos sintomas, que são bem mais fortes no caso de gripe.

2. O que causa a gripe?

A doença é causada pelo vírus Influenza e pode atingir o sistema respiratório. O vírus influenza pode ocorrer em surtos ao longo do ano, mas é mais freqüente no inverno ou em períodos mais frios.

3. Quais são os sintomas da gripe?

– Tosse seca;
– Fadiga;
– Febre alta;
– Coriza;
– Dor muscular.

No caso desses sintomas, procure um médico.

4. Como se transmite a gripe?

A transmissão acontece quando a pessoa contaminada libera secreções ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Também quando tocar em superfícies recém-contaminadas e levar à boca, nariz e olhos.

5. Além da vacina, como posso me prevenir?

– Mantenha os ambientes ventilados ao máximo;
– Tome cuidado para não colocar a mão na boca e no nariz sem que esteja devidamente higienizada com sabão e álcool em gel;
– Evite o contato muito próximo com pessoas doentes;
– Utilize lenço descartável para higiene do nariz;
– Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar.

6. Qual é a vacina contra gripe ofertada no SUS?

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B, que são os tipos que circulam no país.

7. Qual é o público-alvo?

– Crianças de seis meses até menores de cinco anos;
– Gestantes, puérperas, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades, as quais têm mais risco de ter complicações graves em decorrência da influenza;
– Profissionais da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas privadas de liberdade (dentre eles adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas) e profissionais do sistema prisional.

8. A vacina causa gripe? 

Não. A vacina é produzida com o vírus morto, ou seja, ela não provoca a doença.


+ Cidades