Rica em vitaminas e mineiras, batata doce auxilia no combate a doenças

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de outubro de 2018 às 17:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ela também é hoje a queridinha de quem quer manter o peso em dia e ter pique de sobra para malhar

Rica em fibras e em carboidratos de baixo índice glicêmico, ela é digerida lentamente, o que aumenta e prolonga a sensação de saciedade contribuindo para o atraso na sensação de fome. Por ter um tempo de digestão longo, libera glicose lentamente, evitando que o organismo a armazene em forma de gordura. A liberação gradual de insulina para a digestão da glicose gera energia de forma equilibrada e contínua e ainda contribui para melhor desempenho em atividades físicas, já que o organismo fica mais disposto.

A batata doce virou a queridinha de quem quer manter o peso em dia e ter pique de sobra para malhar. “Outra vantagem da batata doce é que por ter sabor adocicado, diminui a vontade de comer doces, que é o grande vilão da dieta”, observa a nutricionista Elisabete Rafacho Ortiz Cassanta, acrescentando que esse tubérculo é utilizado também para aumentar o rendimento de praticantes de atividades físicas. “A batata doce libera energia aos poucos no organismo, garantindo combustível do começo ao fim do exercício, além de ajudar a manter os níveis de glicogênio – combustível do músculo – impedindo que durante o treino, especialmente de força, ocorra a perda de massa muscular”, diz.

Excelente fonte de vitaminas e minerais, a batata doce é rica em fibras que são essenciais para manter a saúde intestinal, fonte de ferro que previne a anemia, o cálcio que atua na preservação óssea, potássio que controla a pressão arterial, fósforo que ajuda a formar e manter ossos e dentes, vitamina A, essencial para a saúde da pele e dos olhos e também garante um sistema imunológico forte, além de vitamina C que previne o vírus da gripe. A batata doce também auxilia na cicatrização, atua na produção do colágeno que ajuda a manter a elasticidade da pele e mantém a boa saúde do sistema imunológico, além de contar vitamina E, que possui ação antioxidante impedindo o envelhecimento celular precoce, vitamina B6, que é responsável pelo aumento da produção de anticorpos que combatem várias doenças. “A melhor maneira de se obter todos os benefícios da batata doce na dieta é de forma cozida e com casca e se possível cozinhar a vapor para que não haja perda de nutrientes”, orienta Elisabete.

Como preparar

A nutricionista afirma ser necessário cuidado com a preparação, devendo-se evitar fritar a batata doce, pois a fritura vai aumentar a gordura nela, prejudicando a saúde. “As folhas ou brotos também são fontes de vitaminas e minerais e podem ser consumidos como qualquer outra verdura. Seu sabor lembra o espinafre”, salienta.

No entanto, apesar de possuir muitos benefícios e auxiliar no emagrecimento, a nutricionista frisa ser importante dosar a quantidade de batata doce ingerida, uma vez que o excesso dela pode engordar. “Cada organismo funciona de um jeito e por isso não se tem uma quantidade adequada para todo indivíduo que quer consumir esse alimento. É importante procurar um profissional nutricionista para que ele possa dosar a melhor quantidade e melhores horários para consumo”, explica Elisabete, que acrescenta: “além de consumir batata doce diariamente, também é necessário fazer uma alimentação saudável e praticar atividade física pelo menos três vezes por semana para obter os resultados desejados e se manter saudável”, completa.

NO FOCO

Elisabete Rafacho Ortiz Cassanta

Nutricionista – CRN: 32605

Telefones (16) 9.9108-8845 (whatsApp) e 3026-8669

E-mail: [email protected]

Facebook: Nutricionista Elisabete Ortiz