Ribeirão é a 3ª cidade inserida no Caminho da Fé até Aparecida

Município se une às cidades de Franca e Sertãozinho como ramal de partida para peregrinação

Postado em: em Religião

Ribeirão Preto já está inserida como ponto de partida para o Caminho da Fé em peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no Vale do Paraíba. É a terceira cidade da região a anunciar ramal até Tambaú (SP), em uma extensão de 100 quilômetros. Franca e Sertãozinho já estão na rota.

O trajeto entre Ribeirão Preto e a Basílica de Aparecida totaliza 540 quilômetros e previsão de 22 dias de caminhada. O termo para integração foi celebrado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a organização da sociedade civil “Associação dos Amigos do Caminho da Fé” na última sexta-feira, 24 de agosto.

Segundo a Prefeitura, a cidade terá dois pontos de partida: na Catedral Metropolitana, marco zero para os peregrinos, e em Bonfim Paulista. Do distrito, os romeiros seguirão pela rodovia José Fregonezi até Cravinhos, acessarão a rodovia Anhanguera até São Simão e, na sequência, irão pelas trilhas até Santa Rosa do Viterbo e Tambaú. De lá até o Santuário Nacional de Aparecida.  

Outros ramais

Sertãozinho e Franca já haviam anunciado seus ramais ao “Caminho da Fé” até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As cidades oficializaram a integração em junho deste ano.

De Sertãozinho, o trajeto até Tambaú será 147 quilômetros, de onde parte outro ramal com mais 424 quilômetros. O percurso partirá do Parque do Cristo Salvador e passará por Dumont (SP), Cravinhos (SP), São Simão (SP) e Santa Rosa de Viterbo (SP).

Já da cidade de Franca, a rota “Caminhos da Fé” totalizará 590 quilômetros até o Santuário Nacional. Considerado o mais longo dos ramais, o trajeto passará por Patrocínio Paulista (SP), Itirapuã (SP), São Tomás de Aquino (MG), São Sebastião do Paraíso (MG), Itamoji (MG), Monte Santo de Minas (MG) e Arceburgo (MG). 

Turismo Religioso

Agora integrante oficial no mapa do Caminho da Fé, Ribeirão Preto já é referência em turismo religioso pela tradicional romaria de Nossa Senhora Aparecida (Ribeirão Preto-Bonfim Paulista), que completa 50 anos este ano. O roteiro foi criado em 2003 e completa 15 anos.


Artigos Relacionados