Revista do MIT divulga as 10 tecnologias inovadoras para 2020 e toda década

O Instituto acredita que os itens da lista farão uma diferença real na solução de problemas importantes.

Postado em: em Tecnologia

​O Massachusetts Institute Technology publicou na sua revista de março/abril deste ano, a MIT Technology Review, a sua lista anual de avanços tecnológicos que acredita que farão uma diferença real na solução de problemas importantes. 

Como a lista foi elaborada? Evitando os truques pontuais, os novos gadgets exagerados. Em vez disso, o Instituto procurou os avanços que realmente mudarão a maneira como se vive e como se trabalha.

Os 10 itens da lista são os seguintes:

01. Internet inatacável

02 Medicina hiper-personalizada

03. Dinheiro digital

04. Medicamentos antienvelhecimento

05. Moléculas descobertas por IA

06. Mega-constelações de satélites

07. Supremacia quântica

08. Tiny AI

09. Privacidade diferencial

10. Atribuição de mudanças climáticas

O Jornal da Franca publica hoje o terceiro dos itens:

Dinheiro digital

A ascensão da moeda digital tem ramificações enormes para a privacidade financeira.

Em junho passado, o Facebook lançou uma "moeda digital global" chamada Libra. 

A ideia desencadeou uma reação e Libra pode nunca ser lançada, pelo menos não da maneira como foi originalmente prevista. 

Mas ainda fez a diferença: apenas alguns dias após o anúncio do Facebook, um funcionário do Banco Popular da China sugeriu que aceleraria o desenvolvimento de sua própria moeda digital em resposta. 

Agora, a China está pronta para se tornar a primeira grande economia a emitir uma versão digital de seu dinheiro, que pretende substituir o dinheiro físico.

Os líderes da China aparentemente vêem Libra, destinado a ser apoiado por uma reserva que será principalmente em dólares dos EUA, como uma ameaça.

Poderia reforçar o poder desproporcional da América sobre o sistema financeiro global, que decorre do papel do dólar como moeda de reserva de fato do mundo. 

Alguns suspeitam que a China pretenda promover seu renminbi digital internacionalmente.

Agora, o discurso de Libra no Facebook se tornou geopolítico. Em outubro, o CEO Mark Zuckerberg prometeu ao Congresso que Libra "estenderá a liderança financeira da América, bem como nossos valores democráticos e supervisão em todo o mundo". 

As guerras do dinheiro digital começaram.


Artigos Relacionados