Réveillon: veja algumas das cidades que terão queima de fogos silenciosa este ano

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 12:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na Avenida Paulista, em São Paulo, serão 10 minutos do espetáculo de luzes e três toneladas de fogos

Está pensando em viajar com o seu bichinho no Réveillon mas está com medo de como ele vai se comportar com o barulho dos fogos da virada? 

Não se preocupe, algumas cidades, pensando no bem-estar da população, estão planejando o espetáculo deste ano com fogos de artifícios sem barulho.

A ideia também surgiu da necessidade de inclusão de pessoas com autismo, já que elas costumam ser mais sensíveis a sons altos e a explosão dos fogos costumam deixar-lhes muito agitados. Portanto, conheça algumas cidades que estão aderindo a ideia.

Quais são as cidades com queimas de fogos sem barulho?

É possível curtir um belo show pirotécnico, mas sem todo o estrondo, já que o show de queima de fogos sem os estampidos não atrapalha em nada o espetáculo de cores e brilho no céu. 

Por isso, se quer curtir a virada do ano sem se preocupar com o barulho dos fogos de artificio, veja quais as cidades que estão deixando a poluição sonora de lado e encarando o show da virada com muito mais brilho, inclusão e pouco barulho.

Campos de Jordão

Uma das primeiras cidades brasileiras à incorporar essa ideia é a belíssima Campos do Jordão, em São Paulo. Desde 2017, uma lei municipal proíbe a queima de fogos com os famosos estampidos. A mesma estende-se para qualquer empresa ou festa particular.

Além disso, as belezas de Campos do Jordão também são ótimos atrativos para passar a virada do ano. Com o seu clima mais ameno e suas construções belíssimas, associada as lindas decorações de Natal, você terá a sensação de estar passando férias em alguma cidade da Europa. 

Vitória, Espírito Santo

Quem for à Praia de Camburi, em Vitória (ES), vai apreciar um espetáculo de luzes no céu por cerca de 17 minutos.

Além disso, a queima de fogos na capital capixaba, neste ano, conta com uma novidade. De acordo com informações divulgadas pelo prefeito Luciano Rezende, Vitória usará pela primeira vez, fogos ‘silenciosos’ para a festa da virada.

Para o prefeito, os fogos com “baixo estampido” vai agradar ainda mais diversos públicos. “Pessoas mais sensíveis, idosos, enfermos e animais domésticos agradecem”.

Além da praia de Camburi, haverá ainda queima de fogos na prainha de Santo Antônio e na Ilha das Caieiras. 

Florianópolis

A celebração da chegada do réveillon 2020 em Florianópolis será em grande estilo. O retorno do show de fogos na Ponte Hercílio Luz é a principal atração da festa. A prefeitura da capital catarinense ainda não divulgou a programação oficial do réveillon, mas já divulgou alguns “spoilers”.

Ponte Hercílio Luz. A ponte estará iluminada, e dela sairá a tradicional cascata de fogos.

De acordo com o superintendente de turismo de Florianópolis, Vínicius de Lucca Filho, serão 12 minutos de fogos nas balsas mais três minutos de cascata de fogos na Ponte Hercílio Luz.

A festa de graça ainda terá apresentações musicais.

Balneário Camboriú

Celebrar o réveillon em Balneário Camboriú já é uma tradição entre muitos catarinenses. Para começar 2020, o show pirotécnico na Praia Central vai movimentar a programação. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, serão 15 minutos de fogos a partir da meia-noite da virada.

Para realizar o show pirotécnico em Balneário Camboriú, serão 8 balsas flutuantes e dois pontos em terra. Os fogos nas areias da praia serão disparados nos molhes da Barra Sul e do Pontal Norte.

Porto Alegre

A festa de réveillon em Porto Alegre será realizada novamente na Orla Moacyr Scliar. Para as comemorações da virada de 2019 para 2020, a expectativa da prefeitura é de um público de 150 mil pessoas. No último ano, foram 140 mil. Haverá shows de música (veja programação abaixo) e de fogos de artifício.

De acordo com a prefeitura, os fogos terão redução de ruído, sem estampido, com destaque para os efeitos luminosos, da mesma forma que ocorreu no ano passado.

Os fogos ficarão em uma balsa que será ancorada a 360 metros da margem do Guaíba, e serão disparados durante cerca de 10 minutos com trilha criada pela DJ Letícia Sartoretto.

O investimento para o evento é estimado em R$ 530 mil, e conta com o patrocínio de empresas da cidade.

A programação começa às 18h do dia 31 de dezembro, com apresentação da cantora e musicista mineira Gisa Nunez. O palco ficará próximo à Usina do Gasômetro.

Confira:

  • 18h – vencedores do “Festival de Música”
  • 19h10 – Imperadores do Samba
  • 20h10 – Cesar Oliveira e Rogério Melo
  • 21h20 – Luiza Barbosa, representante gaúcha na final do “The Voice Kids 2019”
  • 22h45 – Casa Ramil
  • 23h50 – DJ Letícia Sartoretto
  • 0h – show pirotécnico
  • 2h – encerramento

Além das atrações musicais, a festa vai ter “Recanto Místico”, com bênçãos e limpeza espiritual.

Santos

Um show pirotécnico multicolorido vai saudar a chegada de 2020 em Santos, em reverência aos mais de 150 países que o Município receberá no próximo ano, quando sediará o Encontro das Cidades Criativas da Unesco, em julho. Assim será a queima de fogos santista, que terá duração de 16 minutos, antecedida por show da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos (OSMS) com a banda Beatles Abbey Road, a partir das 21h30 do dia 31, em palco montado na praia do Gonzaga (próximo ao canal 2). Após a queima de fogos, o público prestigiará a Banda Blitz, com Evandro Mesquita.

Este é o 2º maior espetáculo pirotécnico realizado no País, atrás apenas do Rio de Janeiro. Ao todo, serão 15 toneladas de fogos de artifício, o mesmo tipo utilizado em Dubai, Disney, Pequim e na cidade carioca. Eles estarão em nove embarcações distribuídas na orla, ancoradas a 450 metros da areia, garantindo a tranquilidade e a segurança da população. O céu será tomado de formas geométricas e figuras em 3D.

A queima será com fogos de baixo estampido (ruído reduzido) e também será realizada em Caruara, Ilha Diana, Monte Cabrão e morros Vila Progresso e Ilhéu Alto. A festa tem apoio da Ecovias e do Santos Convention & Visitors Bureau (ambos atenderam chamamento público para o evento). 

Orquestra tocará Beatles

Sob regência do maestro Luís Gustavo Petri, a OSMS fará uma apresentação comemorativa pelos 50 anos do último show dos Beatles. O espetáculo marca ainda os 25 anos da Orquestra. “Será um espetáculo inédito em conjunto com um convidado especial, que é a banda Abbey Road, especializada em Beatles. Um concerto com músicas que embalam a gente há mais de 50 anos. A virada é sempre renovação e esperança, e iniciarmos as comemorações pelos 25 anos da Orquestra no melhor lugar possível é muito importante”, disse Petri.

No palco com três telões, o show envolverá cerca de 60 músicos, entre orquestra e banda. Para o secretário de Cultura (Secult), Rafael Leal, além da orquestra, “o show da banda Blitz levará muito astral para as pessoas. Toda a programação terá muitas cores e criatividade”.

Avenida Paulista – São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), São Paulo Turismo (SPTuris) e Secretaria Municipal de Cultura realizam o tradicional Réveillon na Paulista 2020 no próximo dia 31 de dezembro. O palco dos shows terá 16 x 20 metros e estará localizado na avenida Paulista, entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, virado para o sentido Paraíso.

A programação começará a partir das 18 horas e tem nomes como as duplas Anavitória, os sertanejos Marcos e Belutti, o cantor Lulu Santos, que fará a contagem regressiva na passagem de ano, e o grupo Chiclete com Banana. Também haverá apresentações do DJ Leandro Pardí nos intervalos das atrações principais e da escola de samba Rosas de Ouro no encerramento do evento.

Programação
  • 18h – Abertura
  • 18h25 – Bimbo e Jhonas
  • 19h – Anavitória
  • 20h10 – DJ Leandro Pardí
  • 20h30 – Marcos e Belutti
  • 22h – DJ Leandro Pardí
  • 22h30 – Lulu Santos
  • 23h55 – Virada com Lulu
  • 0h15 – Lulu Santos
  • 0h30 – DJ Leandro Pardí
  • 1h – Chiclete com Banana
  • 1h40 – Escola de samba Rosas de Ouro 
Espetáculo de luzes

No momento da Virada de ano, os fogos de artifício utilizados serão de um modelo mais silencioso, atendendo à legislação municipal, que possuem alguns elementos químicos diferentes dos fogos tradicionais e produzem pouco ruído. 

Essa foi uma demanda de ativistas que defendem os animais, atendida pelo prefeito Bruno Covas, ainda no fim de 2018, quando sancionou uma lei que proíbe os fogos de estampido, com ruídos que perturbam os bichos. Os fogos desse tipo, quando entram em contato com o calor, emitem chamas de diferentes cores na forma de luz, mas emitem ruídos reduzidos, sem o estampido.

Serão dez minutos de duração do espetáculo de luzes e três toneladas de fogos. 


+ Cotidiano