Ressignificando

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 21 de novembro de 2018 às 15:15
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Meu mundo tem mudado a cada dia, e tudo ao redor dele também. Mas acredito que uma das coisas que mais mudou com o tempo, foi a forma como me alimento. Eu me definia como a verdadeira ‘chata para comer’, só comia doces, alguns tipos de fruta e pouca coisa de comida salgada. Conforme o tempo foi passando, o paladar foi melhorando, e o ‘nojo’ de experimentar coisas novas foi substituído pela vontade de querer conhecer coisas novas. E o que muito me ajudou foi conhecer novos lugares, pessoas, programas de TV sobre viagens e comida, livros, matérias de revistas e jornais, entre tantos outros motivos.

Minha vida e da minha família era recheada do prático: comidas embaladas, marmitas e marmitex de restaurantes, fast food, comida pronta para viagem, e restaurantes. Era legal abrir a comida de uma caixa ou embalagem, ou ir até um restaurante escolher um novo prato do cardápio. O cheiro da comida que já chega pronta até você e rapidamente envolvente ao paladar. Mas tudo isso tomou um novo significado na minha vida quando eu comecei a entender a importância de cada refeição e da alimentação e comecei a aprender a cozinhar.

Eu realmente não sabia nem esquentar comida congelada, mas aos poucos fui me arriscando e aprendendo, e isso se tornou mais que um prazer, mas uma terapia diária. Uma hora que eu realmente foco naquele momento e me divirto muito! Pode ser sozinha, pode ser com a família e amigos. Mas é um momento que eu sinto o aroma de cada alimento, escolho temperos, faço misturas inusitadas e cada dia mais ressignifico esse momento.

Como disse um dos maiores chefs do mundo, Alex Atala, do qual eu sou muito fã: Segure um punhado de moedas nas mãos e as jogue no lixo.Você se importaria de jogar seu dinheiro no lixo, não é mesmo? Porque não temos o mesmo pesar quando jogamos comida no lixo? Ressignifique! Mostre pros seus filhos como esse momento é importante e pode ser prazeroso, e vai muito além de chegar em casa e dizer: Que cheirinho bom de comida no ar!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero