Represa de Peixoto já opera com 57,35% de sua capacidade de água

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 29 de julho de 2020 às 13:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Queda do nível de água atingiu 28% no último final de semana; situação preocupa rancheiros e autoridades

​Os prefeitos e vereadores de Delfinópolis, Cássia, Ibiraci, Passos e São João Batista do Glória estão preocupados com a constante queda do nível da represa de Furnas e Peixoto. Atualmente a represa opera com 61% de sua capacidade, uma baixa de 25% se comparado aos últimos 22 dias.

Os prefeitos contam com o apoio de alguns deputados estaduais e federais sobre a questão, já que a redução do nível de água  tem preocupado toda a região.

Já houve situações mais mais críticas, mas nos a piora registrada nos últimos dias traz grande temor. E com essa queda, grande quantidade de ninho de tilápias está fora da água por causa da baixa desenfreada da represa.

No final de semana a queda foi de 2 cm (Furnas), 17 cm (Peixoto), 17 cm (Maribondo), enquanto Jaguara está com as comportas abertas dispersando 149 m3 por segundo. Nos últimos 23 dias Peixoto acumulou baixa de 3 metros e 11 centímetros.

Fernando Fernandes, um dos rancheiros envolvidos na mobilização de apoio a Furnas e Peixoto, explicou que foram realizadas reuniões para tratar do assunto com autoridades. “Mas como todos estão cientes, é uma situação complexa, de muitos interesses”, garante.

“Com a determinação da outorga 663 e com a aprovação da PEC 52, os rancheiros e proprietários de imóveis às margens da represa de Furnas e Peixoto terão maior tranquilidade. Precisamos acreditar nisto – juntos seremos fortes”, finaliza.


+ Cidades