Represa de Peixoto está operando com apenas 61% de sua capacidade

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 28 de julho de 2020 às 10:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Queda do nível de água atingiu 25% neste final de semana e situação preocupa rancheiros e autoridades

Os prefeitos e vereadores de Delfinópolis, Cássia, Ibiraci, Passos e São João Batista do Glória estão preocupados com a constante baixa do nível da represa de Furnas e Peixoto. 

Atualmente a represa opera com 61% de sua capacidade sendo que a baixa foi de 25% se comparado aos últimos 22 dias.

Os prefeitos têm apoio de alguns deputados estaduais e federais sobre o assunto, já que a queda no nível de água tem preocupado toda a região.

Já houve um tempo mais crítico, mas a situação vem piorando nos últimos dias. E com essa queda a quantidade de ninhos de tilápias que estão fora da água por causa da baixa desenfreada da represa é muito grande.

No final de semana a baixa foi de 1 cm (Furnas), 15 cm (Peixoto), 16 cm (Marimbondo). No acumulado dos últimos 22 dias Peixoto acumulou baixa de 2 metros e 94 centímetros.

Fernando Fernandes, um dos rancheiros envolvidos na mobilização de apoio a Furnas e Peixoto explicou que foram realizadas reuniões para tratar do assunto com autoridades. Mas como todos estão cientes é uma situação complexa de muitos interesses. A água vai embora por diversos motivos.  

“Com a determinação da outorga 663 e com a aprovação da PEC 52, os rancheiros e proprietários de imóveis às margens da represa de Furnas e Peixoto terão maior tranquilidade. Precisamos acreditar nisto – juntos seremos fortes”, diz ele esperançoso.


+ Cidades