Rendimento do FGTS supera a inflação pela primeira vez em dez anos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 01:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Resultado final deve ficar ainda maior após a distribuição dos lucros do fundo, feita até 31 de agosto

A rentabilidade nominal do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FTGS) foi de 3,61% em 2017 e superou a inflação oficial medida pelo IPCA, de 2,95%, segundo informou o Conselho Curador do Fundo nessa última quinta-feira, 18 de janeiro. 

Embora o rendimento básico do Fundo tenha ficado abaixo de 2016, quando chegou a 5,11%, foi a primeira vez, desde 2007, que a rentabilidade não superava a alta dos preços. Neste caso, segundo as contas do governo, os trabalhadores tiveram ganho real de 0,55%.

Para Bolívar Tarragó Moura Neto, secretário- executivo do Conselho Curador do FGTS, o resultado final ainda deve ficar maior após a distribuição dos lucros do fundo, que precisa ser feita até 31 de agosto de 2018, conforme determina a legislação. Em agosto do ano passado, após a distribuição de lucros do trabalhador, houve aumento de 1,82% no rendimento do Fundo de Garantia. Os cálculos levarão em conta o saldo disponível nas contas individuais até 31 de dezembro de 2017. O secretário -executivo projeta, no entanto, que em 2018 o resultado não deve se repetir

 O FGTS rendeu acima da inflação o que não acontecia há 10 anos, e isso antes do crédito com a distribuição. Mas nos meses finais do ano, com a Selic (a taxa básica de juros) muito baixa, a TR (Taxa Referencial) zerou. Se a taxa de juros continuar a mesma, a TR vai continuar zerada este ano e a rentabilidade do FGTS deve ser de 3% — explica Moura Neto.

Já o presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, Mário Avelino, avalia que a correção, mesmo acima da inflação, não reverte as perdas dos trabalhadores. “Atualizar monetariamente o FGTS, que é uma poupança do trabalhador, não é ganho, e sim aplicar um índice que repõe as perdas causadas pela inflação para manter o poder de compra daquela poupança”, ressalta Avelino.

O lucro do FGTS em 2017 será divulgado em julho, quando a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável por administrar os recursos, publicar o balanço do fundo. Metade do resultado será distribuído entre as contas que apresentaram saldo positivo até 31 de dezembro de 2017. No ano passado, 245,7 milhões de contas receberam parte do lucro do FGTS. Ao todo, 88 milhões de trabalhadores receberam o dinheiro na contas vinculadas.

Entenda o rendimento

O rendimento básico do fundo é determinado pela aplicação da Taxa Referencial (TR) mais juros de 3% ao saldo das contas. Em 2016, isso totalizou 5,11%, ficando abaixo da inflação, que alcançou 6,28% naquele ano. Entretanto, após a distribuição de R$ 7,28 bilhões de lucro — feita em 2017 —, os ganhos dos trabalhadores totalizaram 7,14%.

Saiba como acompanhar seu saldo

Os trabalhadores podem consultar os valores depositados nas contas pela internet, no site da Caixa, ou pelo telefone 0800-726-2017. Além disso, é possível buscar atendimento no aplicativo do FGTS para smartphones. Mas o saque do dinheiro só é possível nos casos previstos por lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria ou três anos de inatividade na conta, doença grave e na compra da casa própria.


+ Economia