Relógio do Sol: restauração começa no local de sua instalação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de outubro de 2019 às 22:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Peças do monumento, que é patrimônio histórico da cidade, foram levadas ao local por guindaste

A restauração do Relógio do Sol, que é um patrimônio da cidade, teve início na última quarta-feira, 02 de outubro, por restauradores da Cantaria Conservação e Restauro Ltda ME, empresa de Minas Gerais contratada por licitação para fazer o restauro. 

O trabalho é acompanhado de perto pela Secretaria de Esportes, Artes que, na manhã desta quinta-feira, 03, fez o transporte das peças até o local. Devido ao peso das peças, já que algumas pesam mais de 300 quilos, o transporte foi feito por um caminhão que usou um guindaste para descarregar.

Tão logo as peças foram deixadas no local, os restauradores já começaram a trabalhar. O trabalho é minucioso e muito delicado. Para tanto, foi montada uma estrutura para proteger tanto o monumento quanto as peças que ficaram guardadas na Casa da Cultura desde que o mesmo foi atingido por um forte temporal em dezembro de 2017. 

A restauração está orçada em R$ 238 mil e a expectativa é de que a reinauguração do Relógio do Sol aconteça até o final do ano.

Em relação às árvores ao redor do Relógio do Sol, foi firmado um compromisso entre a Secretaria de Serviço e Meio Ambiente e o Grupo Verdejar para fazer o monitoramento. Será feita uma poda geral, não sendo feita a retirada de nenhuma delas. “Não é preciso destruir para preservar a história”, disse o secretário de Esportes, Elson Bonifácio.


+ Obras