​Relógio do Sol, patrimônio de Franca, segue à espera ação de Gilson de Souza

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de junho de 2018 às 15:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Monumento foi danificado em dezembro do ano passado por uma chuva e continua desmontado

Quando não há fatos concretos sobre alguma situação, a saída muitas vezes encontrada pelo governo de Gilson de Souza (DEM) é protelar e ganhar tempo sem dar respostas objetivas.

Exemplo disso é o Relógio do Sol. Destruído no último mês de dezembro, após uma tempestade que atingiu Franca derrubar uma árvore sobre ele, o monumento permanece desmontado, à espera de restauração pela Prefeitura de Franca.

Mas, passados mais de seis meses, ou meio ano, a Prefeitura nada fez de concreto para restaurar o Relógio do Sol. 

A única ação, na verdade, foi a colocação de outdoors, pagos com dinheiro público, pela cidade, dizendo que a restauração estava sendo trabalhada. Mas isso não aconteceu. 

A última “novidade” sobre o assunto foi via Facebook, há vários dias. 

Em uma publicação da Casa da Cultura e do Artista Francano, é afirmado que houve “mais uma reunião deliberativa” com o tema Relógio do Sol. 

Mas o máximo que se chega de um prazo é dizer que a restauração ocorrerá “o mais rápido possível”. 

Curiosamente, a postagem traz três fotos, mas somente o secretário aparece nas mesmas, logo não é possível saber com quem o secretário estava deliberando. 

Veja a publicação na íntegra: 

“O Secretário de Cultura, Elson Boni, em mais uma reunião deliberativa sobre o projeto restauração do relógio do sol, um dos monumentos mais antigos e importantes da da cidade de Franca – SP.

O interesse da Secretaria de Esporte, Arte, Cultura e Lazer é providenciar o mais rápido possível o restauro deste símbolo e cartão postal da nossa cidade.

Prefeitura Municipal de Franca

Governo Gilson de Sousa 

Compartilhar e Avançar”. 

Enquanto isso, em meio a “reuniões” e muita conversa do governo, o monumento continua parado, à espera que o município deixe o campo da publicidade a parta para aspecto prático da coisa, em respeito à história e à cultura de Franca.


+ Política