Região mineira próxima a Franca vai avançar para onda verde da COVID

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de outubro de 2020 às 09:09
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Será permitido o retorno de feiras e parques, por exemplo, desde que seguindo os protocolos sanitários

 Segundo informações da Agência Minas, a mudança foi definida após a região se manter por 28 dias na onda amarela, com estabilidade de bons índices epidemiológicos.

Além da macrorregião Triângulo Sul, outras três macros do estado vão passar para onda verde no próximo sábado (10), ou seja, a Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul.

O chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho, destacou que, mesmo assim, é preciso que a população dessas regiões não relaxe com as medidas de segurança, incluindo o uso constante de álcool em gel e máscaras de proteção. “Reforçamos a necessidade de manter todas as medidas de distanciamento e proteção para que a gente consiga caminhar com segurança”.

A onda verde é o estágio mais avançado do Minas Consciente, sendo permitido o retorno, por exemplo, feiras e parques, desde que seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A partir deste sábado (10), a limitação de concentração de pessoas será feita por metragem, e não mais pela regra que restringe reuniões de até 30 pessoas por evento ou atividade. “Agora, para eventos abertos, a regra será manter o distanciamento de 4 metros quadrados por pessoa. Em locais fechados, a distância obrigatória por pessoa será ainda maior, de 10 metros quadrados”.

As alterações, entretanto, não valem para eventos vinculados necessariamente às autorizações municipais, como shows e jogos de futebol. “Isso significa que todo evento ou acontecimento que gera aglomeração de mais de 30 pessoas e precisa de alvará municipal -como jogo de futebol, show e boate – continua limitado a 30 pessoas”, informou o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho

Uberaba fora da mudança

Também situada na macrorregião do Triângulo Sul, a cidade de Uberaba saiu do Minas Consciente, segundo decreto 5.863/2020, revogando a adesão ao plano, que foi publicado no Porta Voz do Município da última sexta-feira (2). 

A medida foi tomada porque, no dia 22 de setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, cassou a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que obrigava a adesão dos municípios mineiros ao plano estadual. 

O ministro considerou a medida inconstitucional. A decisão do STF atendeu a pedido da Prefeitura de Coronel Fabriciano, na Região Leste de Minas Gerais. 


+ Cidades