​Redes Sociais: monitoramento das campanhas políticas municipais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2016 às 17:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É incrível como as equipes das campanhas dos candidatos ao cargo máximo da cidade de Franca parecem ignorar o que se diz e é compartilhado nas redes sociais. E, pior, se isso se confirmar, ignoram também que os dados que giram por aí livremente podem prejudicar ou ajudar nos rumos, nas estratégias da campanha, afinal, as redes sociais se tornaram um elemento vital na conquista do eleitorado.

Não aproveitar esse volume de dados para compreender o que pensam os usuários é desperdiçar todo o investimento da campanha e ainda correr riscos, deixando de lado informações que podem contribuir para a total compreensão da campanha e também de futuras.

Por duas vezes no meu perfil do Facebook pedi aos dois candidatos a gentileza de enviarem seus planos de governo (Veja o pedido aqui – só os amigos de Franca conseguem ver) e não fui atendido. Ambos certamente os possuem, porque o plano de governo é requisito obrigatório para qualquer candidatura. (Lei n.º 12.034).

Nenhum deles disponibilizou os planos de governo em suas redes ou em seus sites, aliás, ambos não possuem – o que é de se lamentar/estranhar a falta de um site numa campanha estratégica de marketing digital.

Monitoramento de Redes é termômetro para a campanha

O monitoramento de redes sociais é um termômetro do que as pessoas estão falando sobre determinado candidato ou assunto e oportuniza informações de um jeito muito mais rápido, agilidade, aliás, muito bem vinda em tempos de campanhas curtas. Falei sobre monitoramento de redes sociais nesse artigo e nesse aqui falei sobre o uso de políticos nas redes sociais.

Tais informações obtidas por intermédio do monitoramento, podem ajudar desde a criação do conteúdo da campanha de TV até o mapeamento efetivo de uma crise, antes mesmo de ela atingir seu ápice.

É necessário também que a equipe contratada para a campanha política tenha agilidade, dinamismo e noções sobre o cenário político brasileiro e que saiba interpretar bem os dados para a formatação de um bom estratégico relatório. No caso de Franca, se houve algum monitoramento, faltou estratégia e pró-atividade por parte das equipes.


+ zero