Redes sociais: como micro e pequenos empreendedores podem torná-las eficazes?

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  • Publicado em 19 de outubro de 2018 às 16:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:06
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Empresas de todos os portes vêm crescendo nas redes sociais e é preciso utilizar as estratégias corretas

​Nos últimos anos, o crescimento das redes sociais vem crescendo vertiginosamente. Com isso, já é imprescindível que as empresas também estejam nas redes sociais. Não é diferente para os micro e pequenos negócios, mas é preciso saber utilizar as estratégias corretas.
Segundo pesquisas do Sebrae nos últimos três anos, os pequenos negócios no Brasil cresceram muito no uso de ferramentas digitais. Os estudos apontaram que hoje 72% das pequenas empresas utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% têm perfil no Facebook. No entanto, apenas estar nas redes sociais não é suficiente, é preciso saber quais conteúdos abordar. Rodrigo Carvalho, Mestre em Comunicação e Diretor da Carvalho Assessoria e Comunicação Estratégica, aponta que é preciso conhecer o público de cada empresa e as particularidades de cada rede social. “É necessário que as empresas tenham canais de atendimento, divulgação e relacionamentos com seus clientes. Por isso, elas estão cada vez mais preocupadas com suas ações de marketing digital, ainda que a empresa seja de pequeno porte”, aponta.

Conhecer seu público
Ter conhecimento sobre o público que se quer alcançar é o primeiro passo para uma boa gestão das redes sociais. Rodrigo aponta que é preciso saber para quem a empresa está falando. “Micro e pequenas empresas têm um público mais delimitado, assim, é fundamental saber o que seu público quer ver, quem ele é, do que gosta. Todas as características do público são de suma importância para uma boa estratégia nas redes sociais”, esclarece. 

Quais redes sociais usar
“Depende!”, Rodrigo Carvalho enfatiza. Cada público e tipo de negócio deve focar em uma estratégia diferente. Algumas como Facebook e Instagram são mais comuns para todos os tipos de negócios. No entanto, existem diversas outras redes sociais que o público pode estar e o micro e pequeno empresário não conhece. Por exemplo, as gerações mais novas muitas vezes não utilizam tanto o Facebook, elas preferem comunicações mais rápidas e interativas, que são possíveis no Instagram, Snapchat ou Twitter. Já os públicos com mais idade preferem o tradicional Facebook. 
Além disso, cada uma dessas redes sociais tem seu formato específico, então, o conteúdo produzido para uma pode não ser o ideal para outra. Dessa maneira, também é importante conhecer as particularidades de cada rede social. O Facebook, por exemplo, privilegia relacionamentos pessoais. O LinkedIn, é usado para atrair e manter negócios profissionais. Já o Instagram tem o foco na imagem e pouco texto, o que acaba sendo uma rede muito boa para negócios em que o objetivo seja compra e venda. Por fim, o WhatsApp, em função de sua característica de comunicação rápida, tem sido muito útil para ambientes de negócios, e, até mesmo por isso, já tem uma versão business. 

Definir uma estratégia e linguagem
Outro ponto importante é a definição de uma estratégia e linguagem nas redes. “Após ter definido o público e qual rede social é melhor para ele, não adianta colocar qualquer conteúdo nessas redes. É preciso definir quais estratégias usar, em quanto tempo serão postados os conteúdos, qual o formato será usado em cada postagem – se serão imagens, textos ou vídeos, por exemplo – e, também, qual a linguagem será usada, por exemplo, uma empresa mais séria e com um público mais tradicional não pode usar os famosos “memes” nas redes sociais, porque não vai funcionar”, aponta Rodrigo Carvalho. 

Profissionalismo
Muitos empresários acreditam que por sua empresa ser de micro ou pequeno porte não é necessário ter profissionais para gerir suas redes sociais e acabam eles mesmo fazendo o trabalho, que, por muitas vezes, fica amador. No entanto, mesmo que a empresa seja pequena é preciso mostrar profissionalismo. “Um profissional da área irá saber definir o público e estratégias para cada rede social. O meio digital é, hoje, uma das primeiras portas que o público tem para chegar até a empresa, por isso, investir nesse aspecto é crucial para que já ali se tenha algo que mostre todo o profissionalismo da empresa, independente de seu tamanho”, finaliza.