Redemoinho de fogo surge na região de Ipuã e impressiona as pessoas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de outubro de 2020 às 06:39
  • Modificado em 6 de outubro de 2020 às 06:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Meteorologistas afirma que combinação de temperatura alta, tempo seco e vento favorece fenômeno

Meteorologistas afirmam que o fogo em Ipuã provocou efeitos na qualidade do ar em Ribeirão Preto, distante 100 quilômetros

Um morador registrou um redemoinho de fogo durante um incêndio em uma área rural de Ipuã (SP) na tarde desta segunda-feira (5).

A imagem foi feita próximo à Rodovia Fabio Talarico. A área já havia sido atingida por um incêndio no domingo (4), mas voltou a ser castigada nesta tarde. Segundo meteorologistas, o vento, o tempo seco e o calor formam condições favoráveis ao surgimento do fenômeno. O fogo virou um funil e se alastrou pela vegetação rasteira.

Caminhões-pipa de usinas foram usados para combater as chamas. Há dois dias, Ipuã está entre as cidades do estado de São Paulo com o maior número de focos de incêndio.

A máxima na cidade nesta segunda-feira foi de 39°C, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Meteorologistas afirmam que o fogo em Ipuã provocou efeitos na qualidade do ar em Ribeirão Preto, distante 100 quilômetros. O vento carregou a fumaça para a cidade e, por volta das 14h, o horizonte foi tomado por uma névoa seca.

Ribeirão Preto registrou 40°C nesta segunda-feira, e Barretos (SP) teve o dia mais quente do ano, com 41,8°C.

A Defesa Civil emitiu um novo alerta sobre as temperaturas máximas que podem voltar a registrar recordes nesta semana.

A massa de ar seco ainda predomina sobre a região. De acordo com os meteorologistas, ela toma conta de grade parte do estado. Para piorar a sensação de dia abafado, o vento leva o ar mais quente do centro do país para a região de Ribeirão Preto. Por esse motivo, a onda de calor intenso deve continuar.


+ Cidades