Rede de calçados do Brasil internacionaliza o negócio por meio de franquias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de setembro de 2018 às 06:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
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Em 2017, 142 redes de franquias atuavam em 100 países, a maioria na América Latina

Para colocar os pezinhos fora do país, fazer a empresa crescer e virar referência no mercado externo foi um desafio. 

O presidente de uma rede de calçados para crianças, fundada há 69 anos no Brasil, Marlin Kohlrausch, já deu esse passo.

“Nosso grande propósito é a construção de uma marca global de desejo e isso a gente vem construindo ao longo dos anos”, diz Marlin.

Mesmo com 106 lojas no Brasil e exportando os produtos para mais de 70 países, no ano passado, o empresário foi mais longe: internacionalizou o negócio por meio de franquias.

“Nós vimos que tínhamos que fazer algo mais para voltar a incrementar mais negócios fora do país e agora nós começamos a replicar o modelo de sucesso de franquia pro mercado internacional”, conta Marlin.

“As empresas estão vendo que ir pra fora não só é bom pro mercado lá fora, mas é bom pro mercado brasileiro. Você fortalece sua marca, traz uma diversificação ao risco que você tem aqui”, fala a diretora internacional da ABF, Bruna Saraiva.

O processo de internacionalização das empresas normalmente começa ou se intensifica na América Latina pela questão da proximidade geográfica e a afinidade cultural. Vantagens competitivas e a busca por mercados em expansão motivam o investimento lá fora.

“Quando nós começamos a exportar com marca e design próprio, foi na América Latina toda. Então, a gente já tem um conhecimento maior, tem parceiros de longos anos na empresa”, diz Marlin.

É o caso do Luís Eduardo Espinoza. No ano passado, ele deixou de ser representante da marca de calçados para virar o primeiro franqueado de fora do país. Ele já tem duas lojas em Lima, capital do Peru, e vai inaugurar a terceira loja na cidade. 

“O calçado brasileiro tem uma maior aceitação em qualquer mercado da América do Sul e já ser representante comercial do calçado brasileiro no Peru, me permite vender de maneira muito mais rápida que o calçado peruano”, conta Espinoza.

Além disso, a empresa também vai abrir a primeira unidade em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, até o final do ano e o objetivo é partir para outros mercados. A expectativa da empresa de calçados é a de que no ano que vem, as vendas no exterior representem 30% do faturamento total da rede.

 

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