Em 2017, 142 redes de franquias atuavam em 100 países, a maioria na América Latina
Para colocar os pezinhos fora do país, fazer a empresa crescer e virar referência no mercado externo foi um desafio.
O presidente de uma rede de calçados para crianças, fundada há 69 anos no Brasil, Marlin Kohlrausch, já deu esse passo.
“Nosso grande propósito é a construção de uma marca global de desejo e isso a gente vem construindo ao longo dos anos”, diz Marlin.
Mesmo com 106 lojas no Brasil e exportando os produtos para mais de 70 países, no ano passado, o empresário foi mais longe: internacionalizou o negócio por meio de franquias.
“Nós vimos que tínhamos que fazer algo mais para voltar a incrementar mais negócios fora do país e agora nós começamos a replicar o modelo de sucesso de franquia pro mercado internacional”, conta Marlin.
“As empresas estão vendo que ir pra fora não só é bom pro mercado lá fora, mas é bom pro mercado brasileiro. Você fortalece sua marca, traz uma diversificação ao risco que você tem aqui”, fala a diretora internacional da ABF, Bruna Saraiva.
O processo de internacionalização das empresas normalmente começa ou se intensifica na América Latina pela questão da proximidade geográfica e a afinidade cultural. Vantagens competitivas e a busca por mercados em expansão motivam o investimento lá fora.
“Quando nós começamos a exportar com marca e design próprio, foi na América Latina toda. Então, a gente já tem um conhecimento maior, tem parceiros de longos anos na empresa”, diz Marlin.
É o caso do Luís Eduardo Espinoza. No ano passado, ele deixou de ser representante da marca de calçados para virar o primeiro franqueado de fora do país. Ele já tem duas lojas em Lima, capital do Peru, e vai inaugurar a terceira loja na cidade.
“O calçado brasileiro tem uma maior aceitação em qualquer mercado da América do Sul e já ser representante comercial do calçado brasileiro no Peru, me permite vender de maneira muito mais rápida que o calçado peruano”, conta Espinoza.
Além disso, a empresa também vai abrir a primeira unidade em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, até o final do ano e o objetivo é partir para outros mercados. A expectativa da empresa de calçados é a de que no ano que vem, as vendas no exterior representem 30% do faturamento total da rede.
ABF – Associação Brasileira de Franchising Av. das Nações Unidas, 10989 – 9 º e 11° andar, Conj. 92 e 112 Vl. Olímpia – São Paulo – SP – Cep: 04578-000 Tel: (11) 3020-8800 www.abf.com.br https://www.facebook.com/abfoficial
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda São Paulo/ SP – CEP: 01156-001 Telefone: (11) 3823 4600 Site: www.memorial.org.br Email: [email protected]