Reclamações de serviços de telecomunicações caem 18,8%, diz Anatel

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de outubro de 2018 às 18:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:03
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Não foram só as reclamações que diminuíram, o número de serviços prestados também teve queda

A Agência Nacional
de Telecomunicações (Anatel) registrou redução de 18,8% no número de
reclamações de usuários de serviços de telecomunicações em 12 meses. Em agosto
de 2018, foram registradas 250,6 mil reclamações de usuários contra as
prestadoras dos principais serviços de telecomunicações, 58 mil a menos do que
o registrado no mesmo mês do ano passado (308,6 mil).

Os números divulgados nesta quarta-feira, 03 de outubro, pela
Anatel mostram também que os principais serviços de telecomunicações
apresentaram redução nos últimos 12 meses. Em termos percentuais, a maior
redução foi apurada no segmento de TV por assinatura que registrou queda de
24,2% nas reclamações.

A telefonia fixa vem em seguida com redução de 21,7% nas
queixas. Depois vem o serviço de telefonia móvel, que registrou redução de
18,8%, e banda larga fixa (-9,7%).

De acordo com a Anatel, a maioria das reclamações no serviço de
telefonia móvel pós-paga foram relativas à cobrança indevida, que somaram 47,2%
das queixas. Ofertas e promoções totalizaram 10% e qualidade e funcionamento,
9,7%.

Já em relação ao serviço de telefonia móvel pré-pago, as
principais reclamações (39%) se referiram a créditos pré-pagos; seguido de
ofertas e promoções, com 19,4% das reclamações e de qualidade e funcionamento,
que somaram 13,6% das reclamações.

Em relação ao serviço de telefonia fixa, a maioria das queixas
foi ocasionada principalmente por problemas na cobrança que somaram 42% do
total. As queixas relativas a qualidade e ao funcionamento do serviço ficaram
com 17,9%, e as reclamações sobre o cancelamento do serviço que somaram 10,1%.

As reclamações contra prestadoras de banda larga fixa em agosto
de 2018 recaíram, principalmente, na qualidade e no funcionamento do serviço
com 41,8% das queixas. Em seguida vem problemas na cobrança, com 26,2%, e no cancelamento
do serviço que somou (7,7%). Já na TV por assinatura, a maioria das reclamações
foi motivada por questões de cobrança que somaram 50,6%, de ofertas e promoções
com 9,6% e de cancelamento que ficou com 9% das queixas.

Segundo a agência, todos os estados brasileiros e o Distrito
Federal apresentaram diminuição no número de reclamações registradas na Anatel
na comparação entre agosto de 2018 e o mesmo mês do ano passado. As cinco
maiores reduções proporcionais ocorreram nos estados de Rondônia que registrou
queda de 32,4%; Mato Grosso que apresentou redução de 30,6%; Tocantins com
queda de 30%; Pernambuco com redução de 27,3%, e Rio de Janeiro que registrou
queda de 27% nas reclamações.


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