Quer ficar mais bonita e economizar? Veja 15 receitas caseiras

De shampoo anticaspa, creme revitalizante, clareador de cotovelo a loção firmadora, vale tudo!

Postado em: - Atualizado em: em Mais+

Hidratar, esfoliar, nutrir, clarear, fortalecer, revitalizar... Hoje em dia existem produtos diferenciados para cuidar da pele, cabelo, unhas, pés, lábios, enfim de todo o corpo. Mas, para cada produto industrializado disponível no mercado, há também uma versão caseira que pode ser tão eficiente quanto, e com a vantagem de ser infinitamente mais acessível. 

Se você é adepta de produtos naturais, ou quer economizar uma grana com cremes, shampoos e cosméticos, confira a seguir 15 receitas selecionadas pela revista Ana Maria, que levam apenas ingredientes caseiros. 

Tônico adstringente

Mergulhe 100 gramas de folha de chá verde em ½ litro de água filtrada em temperatura ambiente. Deixe essa mistura descansar por uma hora e coe. Passe no rosto com movimentos circulares, debaixo para cima, evitando a área dos olhos. O chá verde é rejuvenescedor. 

Esmalte desinflamatório

Se a manicure tirou aquele "bife" e sua unha inflamou, massageie o local com azeite: a irritação some e a cutícula fica mais macia. O azeite ajuda nas inflamações e funciona como um cicatrizante. 

Hidratante reparador

Amasse 1 banana-prata e peneire até formar um creme, depois adicione 1 colher (café) de vaselina. Aplique o creme nos cabelos limpos e secos, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. A banana, rica em potássio, é um hidratante natural para as madeixas. 

Máscara pós-tintura

Prepare um chá bem forte com as cascas de 2 cebolas roxas. Espere esfriar e aplique no cabelo antes do banho de sol. 

Máscara contra espinhas

Misture 3 colheres (sopa) de aveia e 1 colher (sopa) de mel. Coloque a máscara sobre o rosto fazendo movimentos circulares. Enxágue bem. Essa máscara regula a acidez e remove a acne. 

Creme revitalizante

Derreta 1 colher (sopa) de chocolate amargo. Adicione 1 pote de iogurte natural e 1 colher (sobremesa) de café. Misture bem. Quando esfriar, passe no rosto. Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue com água. Além de revigorar, o chocolate também hidrata a pele. 

Shampoo anticaspa

Bata um maço de hortelã e um copo d'água no liquidificador. Passe a mistura num coador bem fino. Depois friccione a caldo por todo o couro cabeludo e enxágue. Além de ser um agente anticaspa, a hortelã atua como adstringente e antioleosidade. 

Máscaras para pele

Normal: passe mel puro no rosto. Quando virar uma cola, massageie por dez minutos e enxágue. 

Mista: misture 1 colher (sobremesa) de iogurte natural e 1 colher (sobremesa) de mel. Deixe no rosto por 20 minutos. 

Oleosa: bata 1 clara em neve, adicione 1 colher (sopa) de mel e misture bem. Aplique no rosto e, depois de 15 minutos, enxágue com água fria. 

Clareador de cotovelo

A cada 15 dias, esfregue a metade de 1 limão nos joelhos e nos cotovelos. Mas não se esqueça de enxaguar bem, para não manchar nem queimar sua pele. O limão ajuda a clarear a pele e também funciona como adstringente. 

Loção firmadora

Faça um creme com 1 maçã cozida e amassada, 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (chá) de manteiga. Espere a mistura esfriar e passe no corpo, massageando. Deixe agir por 30 minutos. A maçã ajuda a retardar o envelhecimento da pele. 

Chá que desincha

Despeje 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (sopa) de maçã picada. Abafe por dez minutos, coe e tome antes das refeições para eliminar a retenção de líquidos. 

Peeling energético

Misture 2 colheres (sopa) de aveia em pó e 1 colher (sopa) de mamão com 1 pote de iogurte desnatado. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágue bem com água fria. O mamão tem propriedades preventivas e reparadoras. 

Tônico anti-idade

Prepare 1 sachê de gelatina incolor segundo a embalagem. Adicione ½ xícara (chá) de vinho tinto, deixe gelar por 15 minutos e aplique sobre o rosto durante 30 minutos. 

Máscara reconstrutora

Junte 1 gema, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e 2 colheres (sopa) de mel. Bata até espumar. Aplique nas pontas do cabelo e massageie por 20 minutos. 

Bandagem para varizes

Enrole ao redor das pernas uma bandagem umedecida em vinagre de maçã. Mantenha as pernas erguidas e apoiadas no alto por uma hora. Faça duas vezes ao dia: os resultados aparecerão em seis semanas. (Fonte: M de Mulher)




Artigos Relacionados