Quer aprender a fazer tie-dye com água sanitária? Veja aqui e mude suas roupas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de setembro de 2020 às 22:38
  • Modificado em 26 de setembro de 2020 às 22:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A estampa tie-dye (tendência do movimento hippie) voltou à moda e vem fazendo bastante sucesso

Você provavelmente já percebeu que a estampa tie-dye (tendência do movimento hippie norte-americano dos anos 70) voltou à moda e vem fazendo bastante sucesso no Brasil. 

Essa técnica de tingimento consiste basicamente em amarrar e colorir as roupas, fazendo desenhos abstratos que ficam bem interessantes.

Apesar de o tie-dye ser geralmente feito com tintas, existe uma alternativa mais barata e prática para quem quer fazer essa estampa em casa: usar água sanitária, que é perfeita para tingir roupas coloridas (em especial, as mais escuras). 

Para que você se anime a customizar blusas, shorts, calças e outras peças por conta própria, nós separamos dicas de como fazer tie-dye com água sanitária de forma bem simples. 

Como fazer tie-dye com água sanitária?​

Para fazer tie-dye de forma mais fácil e econômica, você só precisa de uma uma peça de roupa (de preferência mais escura), elásticos e água sanitária. 

O passo o passo do processo de tingimento em si é bem simples. Vale destacar, no entanto, que a água sanitária é um produto abrasivo que pode causar alergia – então, se julgar necessário, use luvas de limpeza para manusear o produto, ok?

1. Comece lavando e enxaguando a roupa​

Para começar, você deve garantir que a roupa esteja bem limpa (para evitar manchas indesejadas) e, então, molhe completamente todo o tecido e torça em seguida. Para lavar, basta usar sabão simples ou um produto lava roupas. Não tem mistério!

2. Faça a amarração que preferir​

Depois de lavar e torcer a roupa (de modo que ela fique úmida), você deve fazer a amarração para criar a estampa tie-dye que preferir. Existem algumas alternativas bem interessantes:

Tie-dye espiral:​ para fazer essa amarração, você deve esticar a camisa em cima de uma superfície lisa. Com os dedos, segure o centro do tecido e vá torcendo até que a peça fique toda redonda. Depois, use dois elásticos para amarrar formando um “X”, dividindo a blusa em 4 partes.

Tye-die abstrato: que tal fazer manchas mais abstratas, sem muito planejamento? Neste caso, você pode amassar a camisa da forma que preferir e prender os elásticos de forma aleatória, sem seguir um padrão.

Tie-dye listrado: para fazer listras horizontais, comece esticando a camisa em uma superfície lisa e, então, enrole-a da esquerda para a direita (ou vice-versa), até formar um tubinho. Use elásticos para segurar o tecido – lembrando que o espaçamento entre eles será a largura das listras. 

Caso a ideia seja fazer listras verticais, enrole a camisa de cima para baixo, até virar um tubinho, e use os elásticos para prender em alguns pontos, fazendo listras da largura que preferir.

3. Despeje a água sanitária no tecido​

Agora que você já realizou a amarração de sua preferência, basta jogar a água sanitária por cima do tecido e espere. Para que as manchas fiquem bem aparentes, o ideal é deixar a água sanitária atuando por no mínimo 1 hora. Quando você estiver satisfeito com o tingimento, remova os elásticos e confira o resultado.

4. Lave a roupa para tirar o excesso de água sanitária​

Agora que a estampa tie-dye ficou pronta, você deve lavar a roupa normalmente (com sabão líquido ou em pó) para tirar a água sanitária completamente. 

Depois, é só esperar a peça secar e vestir. Bem simples, né?

Obs.: Caso você prefira fazer o tie-dye com tintas coloridas, será necessário esperar mais tempo para que o tecido fique bem tingido. Já com a água sanitária, o processo de descoloração da peça costuma ser bem rápido.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano