Queijos, vinhos e frio…

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 14 de julho de 2018 às 09:43
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Poucas coisas dão tão certo com o frio quanto vinhos e queijos. Uma combinação que já é clássica e sabida pelos apreciadores de vinho.

Muitas vezes complementadas com frutas, castanhas e embutidos, como salames, copas e presunto cru, a tabua de queijos é uma ótima opção para reunir os amigos no inverno. Eu faço uso desta combinação o ano todo, mas no inverso o clima frio deixa este tipo de comida mais aconchegante.

Assim como o Fondue, que pode ser feito de carne, queijo ou chocolate e também combina com vinho e inverno.

Mas hoje vamos falar de algumas harmonizações com queijos. Podem ser os que usamos nas tábuas de frios ou do fondue.

Lembro sempre que a harmonização é uma sugestão para que o degustador tenha o máximo do sabor do vinho e da comida que está harmonizando, mas se você não gosta de certo tipo de vinho, troque por outro, faça testes… com certeza vai fazer boas descobertas.Quando falo de um tipo de comida ou neste caso queijo, temos variações, o que pode mudar o sabor , para mais salgado, ou mais gorduroso. No caso das comidas dependendo da região usam um tempero diferente ou mais pimenta, ou até mesmo fazem de maneira diferente. Por isto a harmonização deve ser vista com um teste que deu certo… e aproveite a dica para fazer também outros testes.

Como os franceses são mestres em fazer queijo, combinar o queijo com o vinho foi muito fácil. Pois a França tinha o melhor dos dois e muita história já que a produção de queijo teve grande aperfeiçoamento na idade média, por obra dos monges beneditinos.

E a produção dos dois, vinhos e queijos, apesar de bem diferentes, um derivado de planta e outro de animais , tem um grande ponto em comum : o Terroir faz a diferença. No queijo, o clima e a qualidade do solo onde cresce a alimentação dos animais que produzem o leite interferem no sabor, assim como as leveduras da fermentação e maturação dos queijos.

Mas o nosso assunto é degustar vinhos e queijos, então, segue abaixo algumas dicas:

Para queijos curados e frescos , onde podemos encontrar a mussarela de búfala, ricotas e requeijão, a dica é degustar um bom Sauvignon Blanc e um Chardonnay, que tenham uma boa acidez.

Para os queijos tipo brie e camembert, considerados de massa mole, a dica é degustar com bons espumantes ou com os brancos Gewuztraminer e Riesling.

Já para os queijos macios como gouda e emmental, o ideal são vinhos tintos leves como o Pinot Noir.

Para os queijos duros, onde temos como principais representantes o parmesão e o grana padano, a dica são os tintos encorpados para fazer frente com o sabor acentuado.

E para os azuis onde encontramos o Gorgonzola, a recomendação é para degustar vinhos doces, como o Sauternes e Porto. Estranho? Quem prova, aprova.

E como falei acima, frutas e embutidos são bem vindos nesta festa, acompanhados de pães, que ajudam a limpar o paladar.

O que estão esperando? Chame os amigos e vamos degustar todos estes sabores, jogando muita conversa fora e dando boas risadas.


+ zero