Queijos Artesanais do Brasil: Simpósio debate produção e regulamentação do produto

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de maio de 2018 às 08:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento fez parte do Festival do Queijo Minas Artesanal de leite cru em Belo Horizonte

O III Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil, no auditório do BDMG, em BH. O evento foi realizado pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e terminou na sexta-feira (18). 

O Simpósio teve como objetivo unir os profissionais, produtores, pequenas e médias empresas relacionadas, a fim de se discutir aspectos da qualidade, segurança e certificação dos queijos artesanais. 

O evento fez parte do Festival do Queijo Minas Artesanal de leite cru, que foi realizado no fim de semana (de 18 à 20 de maio), na Serraria Souza Pinto.

Durante a abertura do evento, o diretor da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Rodrigo Alvim, destacou a importância de eventos como esse para a valorização do queijo artesanal.

“Ficamos honrados em poder agregar à programação do Festival um evento com tamanho peso e importância técnica para o setor queijeiro. A FAEMG está empenhada em promover a preservação e a valorização da produção artesanal dos queijos mineiros de leite cru, que têm grande importância econômica para o país, além de dar visibilidade ao produto no cenário internacional”, pontuou.

Já o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Afonso Rocha, destacou a importância da valorização da origem como elemento gerador de valor do produto e do próprio território. 

“O Sebrae realiza um trabalho de identificar as características locais e de produção, para assim criar a identidade e comunicar ao mercado comprador. Isso é feito com o objetivo de valorizar, além do queijo, o produtor, contando tudo o que há por trás da produção, até mesmo os fatores climáticos locais que podem influenciar no sabor do queijo. Debates como esse proposto pelo Simpósio contribuem muito para conhecer e divulgar estratégias de fortalecimento da identidade dos queijos artesanais brasileiros, além de discutir a legislação nacional de fabricação”, ressaltou.

Os visitantes puderam degustar e comprar os melhores queijos das sete regiões produtoras (Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro), além de saborear pratos especiais elaborados por chefs renomados a partir de queijos de cada uma delas.

Houve, ainda, cervejas artesanais, vinhos, cachaças, cafés, mel e azeites mineiros, que harmonizam com os queijos. Paralelamente ao evento, foram realizadas oficinas de conservação, harmonização e degustação de queijos. 


+ Agronegócios