Gasolina: Queda no preço leva ao menos 1 semana para chegar na bomba

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de abril de 2020 às 22:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:38
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Desconto depende da margem de lucro, número de funcionários e o valor praticado pelas distribuidoras

A Petrobras anunciou na segunda-feira (20) a redução de 8% no preço da gasolina nas refinarias, mas esse repasse não é imediato e nem total aos consumidores brasileiros.

A estatal reduziu algumas vezes, nas últimas semanas, os preços dos combustíveis nas refinarias e, segundo a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), já reduziu o valor em 50% desde o começo de 2020. 

O motivo da grande redução é o isolamento social diante do avanço da pandemia do coronavírus, que levou a menor demanda dos combustíveis. 

De 1º a 18 de abril deste ano, o preço médio do litro de gasolina ao consumidor ficou em R$ 4,095, valor 10% mais baixo em relação ao cobrado na última semana de dezembro do ano passado (R$ 4,555), segundo dados da ANP.

O presidente do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo), José Alberto Paiva Gouveia, afirma que a redução dos preços nas refinarias não é imediata e nem total ao consumidor, já que existe uma cadeia por trás da venda. 

Segundo Gouveia, os postos de combustíveis compram diretamente de distribuidoras e não da Petrobras.

Quando a estatal vende para uma distribuidora, ela pode ou não aplicar o percentual de redução aos postos no momento da revenda.

Segundo o presidente do Sincopetro, não há uma regra que determine que as distribuidoras e donos de postos repassem os descontos ou aumentos obrigatoriamente para o consumidor.

O repasse é determinado por cada empresa, dependendo dos custos de cada uma, como pagamento de funcionários, impostos e margem de lucro.

Neste caso, em que a redução foi de 8% no preço da gasolina, provavelmente o repasse já será menor para os postos e, consequentemente, para o consumidor final.

O estoque das distribuidoras também é um dos fatores que fazem com que a queda no preço não chegue imediatamente aos consumidores.

“O consumidor estranha porque a redução demora para chegar”, afirma Gouveia. 

Assim que a Petrobras anuncia a queda nos preços, as distribuidoras ainda têm estoque de produto, que foram comprados com o valor anterior.


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