Quatro cogumelos que um imunologista jura ajudar a combater resfriado e gripe

Um dos efeitos mais potentes de muitos cogumelos medicinais são suas fortes propriedades antivirais

Postado em: em Saúde

Cogumelos medicinais estão por toda parte nos dias de hoje, de tinturas e pílulas a café e hidratantes. Embora estejam definitivamente na moda, os cogumelos não são novidade; muitos têm sido usados ​​na medicina antiga há milênios. 

Existem milhares de espécies de cogumelos, e seus supostos benefícios vão desde apoiar a saúde do fígado e do coração até aumentar a energia e muito mais.

Um dos efeitos mais potentes de muitos cogumelos medicinais são suas fortes propriedades antivirais e melhoradoras do sistema imunológico. 

De fato, vários cogumelos demonstraram ser eficazes contra a prevenção e o tratamento de vírus respiratórios, como o resfriado comum e até o vírus da gripe, a gripe, o que é incrível, considerando que os vírus são notoriamente difíceis de prevenir e de tratar devido à sua capacidade de sofrer mutações e natureza altamente infecciosa.

Como os cogumelos ajudam nosso sistema imunológico?

Os próprios cogumelos precisam de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviver na natureza; portanto, naturalmente, eles abrigam muitas dessas substâncias. 

Eles possuem constituintes poderosos chamados beta-D-glucanos, beta-glicosídeos e outras substâncias que foram determinadas em pesquisas para estimular significativamente nosso sistema imunológico inato . 

Além disso, nosso sistema imunológico é reforçado pelos minerais encontrados em muitas espécies de cogumelos. 

De fato, alguns cogumelos são uma rica fonte de selênio, magnésio e zinco , os quais podem desempenhar um papel direto ou indireto em suas propriedades anti-influenza.

Estes são alguns cogumelos para aumentar a imunidade.

1. Maitake (Galinha-do-bosque)

Este cogumelo comestível é um dos preferidos, não apenas por ser saboroso, mas também por ter algumas propriedades abrangentes saúde . 

Em um estudo japonês, verificou-se que o extrato de cogumelo maitake inibe significativamente a replicação do vírus influenza A e estimula a produção de citocinas antivirais como o TNF-alfa. 

Curiosamente, foi ainda mais poderoso quando combinado com o extrato de cogumelo shiitake. O shiitake e o maitake são cogumelos comestíveis que podem ser facilmente adicionados à nossa dieta, mas também podem ser encontrados na forma de tintura e cápsula seca.

2. Shiitake

Os cogumelos Shiitake são um alimento básico asiático e fácil de encontrar nos supermercados. 

Demonstrou-se que o shiitake inteiro, bem como suas frações purificadas, possui atividades antivirais contra o vírus da hepatite C, vírus do herpes simplex e vírus da imunodeficiência humana, além da gripe.

Quando estudado especificamente sobre a gripe, descobriu-se que o shiitake inibe o crescimento do vírus, impedindo a entrada e o processo de revestimento da infecção viral. 

Os pesquisadores também testaram uma vacina intranasal de extrato de shiitake, que aumentou a sobrevivência de camundongos infectados pela gripe. 

A melhor maneira de obter os benefícios do shiitake é comê-los, mas eles também podem ser encontrados em misturas de cogumelos medicinais em tinturas e produtos secos.

3. Cogumelos Reishi

Outro fungo antiviral é o cogumelo reishi lenhoso e, portanto, não comestível . Reishi é reconhecido como um cogumelo medicinal há milhares de anos. 

Reishi tem a capacidade de combater muitos vírus, como herpes, Epstein-Barr e hepatite.

Também se mostrou eficaz na morte do vírus influenza A , que causa muitos surtos de gripe ao longo da temporada, incluindo a muito virulenta e perigosa cepa de gripe H1N1. 

Substâncias chamadas triterpenos são um dos principais compostos benéficos no reishi, juntamente com os beta-glucanos. Os triterpenos têm um sabor muito amargo, tornando o reishi um pouco intragável. 

Mas só porque você não pode jogá-lo no seu refogado não significa que você deve evitá-lo. Normalmente, você pode encontrar reishi na forma de cápsula, pó e tintura.

4. Cordyceps

Embora tecnicamente os cogumelos cordyceps não sejam um cogumelo, mas um fungo parasitário, eles têm sido apontados como um "remédio para todos" em muitas culturas antigas. 

Cordyceps é conhecido por ser antifúngico e antibacteriano, além de melhorar a fadiga e a libido. Originalmente, os cordyceps eram cultivados apenas nas montanhas do Himalaia, como um fungo que invadia certas lagartas. 

No entanto, eles agora são cultivados nos Estados Unidos usando diferentes técnicas.

efeito anti-gripe de cordyceps extrato é explicado por um aumento da atividade de células assassinas naturais, juntamente com outras citoquinas para matar vírus. 

Além disso, demonstrou-se que o cordyceps melhora a saúde pulmonar , diminuindo a inflamação, tanto na asma crônica quanto em outras doenças pulmonares. 

Foi demonstrado que melhora a tolerância ao exercício em atletas quando usado de forma aguda e crônica. 

Isso pode ocorrer porque eles aumentam o fluxo sanguíneo, melhorando o uso de oxigênio e agindo como antioxidante.

Portanto, eles são ótimos para usar quando estão doentes ou apenas quando estão se exercitando. Como o cordyceps não é cultivado para fins culinários, você os encontrará em pílulas, tinturas e pós. 

Como escolher os melhores cogumelos

Uma ressalva dos cogumelos medicinais, como em todos os suplementos, é que a qualidade e a eficácia podem variar entre os produtos. 

Um estudo, realizado em parceria com a US Pharmacopeia, que estabelece padrões para produtos farmacêuticos, ingredientes alimentares e ingredientes de suplementos alimentares nos Estados Unidos, testou 19 suplementos diferentes de cogumelos reishi em comparação com o cogumelo real. 

Eles descobriram que apenas cinco amostras (26%) passaram nos testes para o número de ingredientes ativos que se diz estarem nos suplementos de cogumelos . 

Ao avaliar um produto de cogumelo, verifique se ele é cultivado e verificado organicamente. 

Além disso, se for uma tintura, chá, pó ou cápsula, pergunte se a empresa faz algum teste de pureza de terceiros e verifique se eles não usam enchimentos. Isso permitirá a melhor qualidade, segurança e eficácia.

Existem muitas maneiras de adicionar remédio para cogumelos à sua vida. Os cogumelos são melhor utilizados como medida preventiva para incentivar a imunoestimulação contra vírus e para seus outros benefícios abrangentes.


Artigos Relacionados