Quase oito milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes no último ano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de novembro de 2018 às 10:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
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Os dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartões de crédito

Um estudo feito pela Confederação
Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil) estima que 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos
últimos 12 meses.

Os dados mostram que a maior parte
das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartões de crédito.

De acordo com o levantamento, outros
golpes mais comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de
empréstimos (12%), falsificação de documentos para abertura de crediário (10%)
e pagamento de boletos falsos (10%), e há ainda pessoas que foram vítimas de
clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem da
placa de veículo (7%).

De acordo com o SPC Brasil, Além de
prejuízos financeiros e constrangimento, o consumidor sofre com o tempo gasto
para resolver os processos burocráticos para regularizar sua situação, como
comprovar que não realizou compras indevidas ou resolver uma possível
negativação do CPF.

Para auxiliar a população na proteção
contra fraudes, o SPC Brasil disponibilizou a ferramenta “SPC Avisa”. Com o
serviço, o consumidor receberá informações via e-mail sempre que seu nome for
incluído, excluído ou sofrer alterações cadastrais no banco de dados da
entidade.

A pesquisa ouviu 800 consumidores em
setembro de 2018 com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de
todas as classes sociais, em 12 capitais das cinco regiões brasileiras. A
margem de erro é de 3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.


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