Quase 3,5 mil eleitores de Rifaina fazem cadastro obrigatório de biometria

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de março de 2018 às 11:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Data-limite para regularizar a situação de quem não se cadastrou é 9 de maio, sob risco de sanções

Os eleitores de Pedregulho, Rifaina e Jeriquara tiveram até ontem (terça-feira, 27/03) prazo para cadastrar a biometria eleitoral obrigatória.

As três cidades atingiram índice superior a 70% do eleitorado cadastrado – abaixo da média – segundo previsões feitas pelo Juiz Eleitoral, Luiz Gustavo Giuntini de Rezende.

Longas filas se formaram na segunda e terça-feira, dois últimos dias do prazo e aqueles que estavam aguardando atendimento após o vencimento do horário, às 17h, mesmo depois de o atendimento ter sido estendido pelo Cartório, receberam senhas para atendimento específico.

RIFAINA

A cidade de Rifaina registrou o maior índice de cadastramento biométrico, segundo dados divulgados na manhã desta quarta-feira pelo TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Na cidade, foram cadastrados 3.427 eleitores do total de 4.597 com direito a votar no Município, correspondendo a 74,55% do eleitorado, o maior índice das três cidades da área do Fórum da Comarca de Pedregulho.

Portanto, na cidade, ainda precisam se cadastrar para não perderem o título de eleitor e sofrerem a anulação do CPF pela Receita Federal, ainda restam 1.170 votantes para se registrarem na Biometria que será 100% obrigatória a partir das eleições de 2020.

PRAZO 9 DE MAIO

O eleitor que não participou do procedimento biométrico obrigatório tem a data-limite de 9 de maio para regularizar a sua situação e realizar o cadastramento, sob o risco de ter o título cancelado e não votar nas eleições deste ano. Após esse prazo, o cadastro nacional de eleitores é fechado para a organização do pleito.

BIOMETRIA 

O objetivo da biometria é aumentar a segurança da identificação do eleitor ao votar, já que as impressões digitais de cada um são únicas. Além da coleta das digitais, o procedimento envolve a atualização dos dados cadastrais.

A biometria obrigatória está sendo implementada gradativamente no Estado de São Paulo e, para o biênio 2017-2018, 84 municípios foram incluídos no procedimento, entre os quais Pedregulho, Rifaina e Jeriquara.

O QUE LEVAR

Para fazer a biometria, é preciso levar documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral, caso tenha. 


+ Cidades