Quase 20 mil alunos de Franca realizarão as provas do Saresp nesta semana

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de novembro de 2017 às 22:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Avaliação será aplicada nos dias 8 e 9, para alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o estado

A Secretaria da Educação aplicará nos dias 8 e 9 de novembro as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp 2017). Neste ano, participam mais de 1 milhão de alunos matriculados nos 3.º, 5.º, 7.º (por amostragem) e 9.º anos do Ensino Fundamental e da 3.ª série do Ensino Médio. Na região de Franca serão 17,7 mil estudantes. 

Os exames são realizados em todas as 5 mil unidades da rede e medem o domínio e habilidades básicas dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores.

A última edição, em 2016, revelou que rede estadual continua avançando. No Ensino Médio, ciclo mais desafiador, a média foi 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. Houve também avanço nos Anos Iniciais: 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 do ano anterior).

TRÊS TURNOS

Nos dois dias do Saresp, alunos dos anos/séries indicados fazem as provas na própria escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”, e de acordo com o nível (3.º ano EF resposta construída – 5.º, 7.º e 9.º anos EF e 3.ª série do EM – múltipla escolha).

Os exames são sempre acompanhados pelo professor aplicador, além dos representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada. Eles têm a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.


+ Educação