Quase 18 mil alunos da rede municipal voltam às aulas na segunda, 11/02, em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2019 às 20:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para receber os estudantes, Prefeitura preparou novidades que vão desde a alimentação até tecnologia

​  A próxima segunda-feira, dia 11, será de volta às aulas para os 17.943 alunos da Rede Municipal de Ensino. A Prefeitura de Franca preparou novidades, que vão desde a alimentação até equipamentos de tecnologia para receber as crianças nas 34 Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica), espalhadas por todas as regiões da cidade.
    Antes mesmo do início do ano letivo, a área de Educação já foi impactada por boas notícias. Em janeiro, a Prefeitura distribuiu bônus de R$ 2 mil aos professores e funcionários da Educação Básica; ofereceu treinamento aos educadores; reforçou o cardápio da merenda escolar; ampliou plataformas tecnológicas de apoio ao ensino e adquiriu novos equipamentos de tecnologia para tornar as aulas ainda mais atrativas.
E não para por aí. Com o início da aula, haverá a distribuição de kits escolares e materiais didáticos a todos os alunos da rede municipal.

Kits, livros e transporte
    Todos os alunos da rede municipal receberão da Prefeitura um kit escolar, composto por materiais a serem utilizados em sala de aulas, como cadernos, lápis de cor, canetas e réguas. São 23.378 kits, adquiridos com investimentos de R$ 1,23 milhão, que serão distribuídos a estudantes desde a educação infantil à EJA.
A Prefeitura ainda fornecerá aos alunos o material didático, composto por livros, e oferecerá transporte escolar para estudantes da zona rural.

Mais tecnologia
    A Prefeitura de Franca oferece formação contínua aos profissionais de Rede Municipal de Educação. E neste, antes do início das aulas, os professores tiveram oito horas de orientação sobre o ano letivo.
Em 2019, os educadores continuarão a contar com a plataforma Moodle da Secretaria Municipal de Educação para a realização da REP (Reunião de Estudos Pedagógicos) de forma online. O mesmo sistema também é usado para cursos, flexibilizando as formações para os professores.
    Ainda estará à disposição dos professores, a versão 2019 do Projeto Cliquescol@ – ambiente virtual com uma infinidade de softwares pedagógicos, que possibilitam ao educador sistematizar todos os conteúdos trabalhados em sala de aula, de uma maneira lúdica, nos laboratórios de informática e nas lousas digitais. Para essas ações, os profissionais contam com apoio técnico de uma equipe do Departamento de Cadastro e Tecnologia da Secretaria.
   Para auxiliar ainda mais os professores da rede, a Prefeitura adquiriu 142 kits de projeção – projetor, suporte e telão – para salas de aula. Outras etapas estão previstas para equipar as demais Emebs. Além disso, foram renovados laboratórios de informática de unidades escolares municipais.

Merenda
    Ao mesmo tempo em que se preocupa com a qualidade do ensino oferecido às crianças, jovens e adultos de Franca, a Franca também se atenta ao valor nutricional da alimentação servida aos estudantes. São 74,5 mil refeições servidas diariamente pelo município a todos os alunos das redes municipal, estadual e creches da cidade.
   Através do Programa “Alimentação Escolar – Promovendo a Saúde do Futuro”, a Prefeitura reformulou o cardápio. Neste ano, os embutidos serão retirados da merenda da Rede Municipal, como já aconteceu nas creches no ano passado. A salsicha, por exemplo, foi substituída por almôndegas. Haverá ainda a inclusão do nhoque de soja.
   O cardápio da Rede Municipal de Ensino é calculado com os valores nutricionais de macro e micro nutrientes por faixa etária.
“O leite em pó, substituído pelo leite fluído, a troca do achocolatado pelo chocolate em pó 45% de cacau, a troca das carnes embaladas a vácuo pelo sistema de congelamento IQF e a inclusão do frango desfiado, o que nos trouxe qualidade e segurança, foram e continuam sendo uma das vitórias dessa gestão”, completa Taciane Tamaki, da Divisão de Alimentação Escolar.
  Além do cuidado com os alimentos servidos, as unidades escolares desenvolvem atividades de educação alimentar e nutricional.

Creches
   Os alunos da Educação Básica se juntam às 8.684 crianças atendidas pelas creches mantidas pela Prefeitura, em parceria com as entidades, que iniciaram as atividades de 2019 no dia 31 de janeiro. 
O ano começou com 68 creches – são três unidades a mais que em 2018: extensão da “Suely Berti Facuri”, no Jardim Noêmia; extensão da “Rute Ferreira”, no Santa Efigênia; e a do Jardim Paulistano.
   Com as novas unidades e abertura de mais vagas nas já existentes, com a adaptação dos prédios, com serviços do município, a Prefeitura conseguiu atender 429 mais crianças. 
E mais uma creche deve ser aberta em breve, no prédio da antiga EMEI “Maria Queiroz D’Andreia”, na Vila Pedigoni. A previsão é entregar a unidade que irá atender 40 bebês ainda neste primeiro semestre.

Raio-X da Rede Municipal de Ensino
17.943 alunos na educação básica
8.684 alunos nas creches
1,4 mil alunos no EJA (Educação de Jovens e Adultos) 
1,6 mil alunos no Cesum (Centro de Ensino Supletivo Municipal)
100 alunos no Cursinho Popular (em fase de seleção)
34 Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica)
68 creches
4 unidades do EJA (ensino presencial)


+ Educação