Quantos cafés posso tomar por dia?

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 08:32
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Seria simples se dissesse 3 ou 4 mas não é bem assim. O metabolismo de alguns compostos presentes no café está relacionado com nossos genes. Por exemplo, os metabolizadores lentos de cafeína podem apresentar sintomas como taquicardia, sudorese excessiva, mãos frias, agitação após consumir uma simples xícara de café. Os metabolizadores rápidos pouco ou nada apresentam, isso não significa que pôde-se então tomar várias doses de café por dia.

Indivíduos com histórico de complicações cardiovasculares, diabetes e outras complicações inflamatórias devem ter cautela no consumo de café. Por meio de testes genéticos é possível identificar polimorfismos envolvidos com o metabolismo da cafeína, com o risco de desenvolvimento de doenças inflamatórias dentre outras. No entanto, independente de testes genéticos é possível identificar sintomas e cruzar com seu histórico familiar.

Orienta-se não de forma restritiva mas sim racional, uma vez que café é a melhor bebida do mundo, e se consumido em pequenas quantidades podem conferir benéficos a saúde. Procure auxílio profissional para ajustes individuais.

Contato:

E-mail: [email protected]

Tel. 35 99991-6179​​​​​

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero