Qual melhor vinho para você?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 3 de fevereiro de 2017 às 11:08
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Já que falei sobre vinho francês no ultimo post, e no próximo vou falar de um italiano. Muitas vezes me perguntam qual país é melhor produtor de vinho… a minha resposta é simples… não sei. Isto mesmo, acho muito difícil colocar um país como “O Melhor” produtor de vinho, e já vi várias discussões sobre isto , que não chegaram a nada. Ora, cada país tem suas características e seu Terroir, cada tipo de uva produz um vinho diferente, cada produtor faz um vinho com identidade diferente, com combinação das uvas, safras , tempo de barrica ou mesmo na produção.  O importante , e o que nunca me canso de colocar aqui, é que seja um produtor sério, porque como em outros ramos de negócios, existem os que visão somente o lucro.

E além de tudo o que coloquei acima, cada pessoa tem um paladar diferente. O que é bom para você, pode não ser tão bom para o outro.  Isto é muito fácil de explicar usando a comida como exemplo, algumas pessoas gostam de quiabo outras não, hoje muita gente gosta de sashimi e outras não conseguem imaginar colocando “peixe cru” na boca, afinal aprendeu que comida crua não se come, mas esquece que adora quibe cru… que continua sendo cru mas tem outro sabor.

Bem, se me deixar levar coloco mil exemplos aqui, mas o importante é conhecer e experimentar sempre que possível e com o vinho é igual. O primeiro Merlot que me lembro de ter tomado, estava tão ruim que guardei o nome da uva para nunca mais tomar.  Fiquei firme nesta decisão por uns 2 anos, mas como neste tempo experimentei outro vinhos e fui descobrindo que um Cabernet Sauvignon era bem diferente de outro, assim acontecendo com o Pinot Noir e o Chardonnay. Resolvi dar uma última chance para o tal Merlot. Que bom que isto aconteceu… a primeira coisa que descobri é que provavelmente aquele vinho que eu me lembrava devia estar estragado. Não tinha nada parecido com o que estava degustando … descobri na boca o tal “aveludado” falado por muita gente… um tinto , seco, encorpado na medida certa.

Isto acontece muito também com pessoas que degustam o vinho de uma forma errada, não que temos regras rígidas e chatas para isto, mas como falei em outro post, as regras foram criadas para melhorar e evidenciar as melhores qualidade desta bebida. 

Tenho amigas que só tomavam vinho suave e diziam não entender de vinho ou não saber tomar vinho. Isto escuto muito, tipo “  eu não sei tomar vinho” ou “não tomo porque não sei degustar, acho forte” ou amargo,etc etc.

Provavelmente, como eu, tomaram vinho ou estragado, ou mesmo fora da temperatura correta. Ninguém merece tomar um vinho na “temperatura ambiente” de um dia de 38°.  Até mesmo começaram com um vinho muito seco, ao qual tipo de paladar não estavam acostumadas. Aposto que se vai tentar comer pimenta e não gosta ou não conhece, não começa pela mais forte, certo? Com vinho é igual.

Quando falaram no mídia que o vinho fazia bem para saúde e que o tanino era responsável por isto, muitas pessoas que não tomavam vinho começaram a procurar pelo Tannat . O vinho desta uva, geralmente é seco com muito  tanino, que dá uma sensação semelhante a de comer banana verde, ou amarrando a boca como algumas pessoas dizem. Pronto estava feito o estrago!  Para as pessoas que não tinham o hábito de tomar vinho, todo vinho era como aquele, que provavelmente tomaram por obrigação em uma temperatura errada, sem acompanhamento certo .

Bem hoje aquelas amigas, tomam vinhos secos e adoram. No “Mundo do Vinho” o que não faltam são opções…

E você, qual tipo de vinho gosta? Conhece uma pessoa que “acha” que não gosta?

Convide-a para tomar em bom vinho… Acompanhado de um bom prato e uma boa conversa. 


+ zero