Prova de Ranch Sorting será realizada dia 14 de maio dentro da 48ª Expoagro

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de abril de 2017 às 14:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Modalidade de esporte equestre oferecerá premiação em dinheiro no valor de R$ 3,5 mil

​Definida para acontecer a partir das 14 horas do dia 14 de maio, no primeiro final de semana da 48ª Expoagro – Exposição Agropecuária de Franca,  a Prova de Ranch Sorting é uma modalidade recente dentre as atividades da exposição. Será realizada pela equipe do Rancho FT pelo segundo ano consecutivo e promete superar o número de inscrições do ano passado.

O Ranch Sorting é uma modalidade de esporte equestre que surgiu nos Estados Unidos entre os anos 2006 e 2007 e que se baseia na prática pecuária de apartação de gado.  “Conhecido por ser um esporte familiar, conquistou espaço nas competições e entre os criadores de Quarto de Milha. O esporte, inspirado nas atividades pecuárias, une a tradição e a diversão em família, independentemente da idade, já que é uma modalidade com pouco risco”, explicou Paulo Toledo, diretor do Rancho FT.

O jurado ainda não foi definido pela Comissão Organizadora, mas o nome de Adriano Salgado – que julgou recentemente prova de Team Penning no RR Rodeio Music – está sendo avaliado.

A premiação total já foi definida em R$ 3.500,00 e a boiada a ser utilizada será a do Rancho FT, fruto de cruzamento industrial. (Confira toda a programação da prova no site da Expoagro).

Em 2016, a Prova de Ranch Sorting contabilizou 107 inscrições em sua primeira participação na Expoagro. “Estamos confiantes que superaremos esta marca, principalmente porque aumentou muito o número de competidores na região. A premiação também é outro atrativo interessante. Quanto maior o número de inscrições, maior o valor da premiação”, disse

CAMPEÕES DO RANCH SORTING EM 2016

1º lugar = Rogério Toledo e Pedro Henrique;

2º lugar = Rogério Toledo e Alceu Leão;

3º lugar = Jacinto Chiareli Jr. e Rodrigo Chiareli.

CONHEÇA AS REGRAS – Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2. Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.

Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento. Também pode ocorrer SAT pela violência desnecessária com os cavalos e o gado. Confira todas as regras do Ranch Sorting clicando aqui.

O TEMPO E A PISTA – O tempo máximo da prova de Ranch Sorting varia de 60, 75 ou 90 segundos, definidos pelo Organizador do evento. A pista tem formato de “8” (oito), com dimensões que variam de tamanho (entre 15 e 18 metros de diâmetro cada curral) e com uma abertura entre eles de 3,87m a 4,70m.

INFORMAÇÕES DA PROVA

  • Fabio Pimenta (16) 9.9777-0006 
  • Paulo Toledo (16) 9.9432-5050

+ Esportes