Protetores de animais são contra Hospital Veterinário, como proposto por Gilson

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de junho de 2020 às 14:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Justamente no último ano de mandato, Gilson vem com uma proposta que passa por cima do Canil Municipal

Maysa Kaluf, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de Franca soltou os cachorros na direção do prefeito Gilson de Souza.

E ela não soltou os cachorros sozinha. Tem atrás de si as organizações de proteção aos animais, que lutam há anos por um tratamento adequado aos animais, assunto ignorado pelo prefeito.

E a maioria de quem luta com dificuldade pela causa se surpreendeu com uma proposta fora dos padrões, ainda mais em ano de eleição. E o carimbo foi batido: são contra a proposta do hospital veterinário e pedem providências bem mais simples.

Maysa e as organizações protetores divulgaram um manifesto sobre o assunto. Lembrou que nesta semana circularam nas redes sociais comentários a respeito da construção para atender animais das pessoas de baixa renda, divulgado como Hospital Público Veterinário de Franca.

“Pois bem, recebemos inúmeras manifestações a respeito, e nos posicionamos sobre o assunto”, diz ela.

No dia 4 de junho, a presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Franca, Maysa Kaluf atendeu convite do prefeito Gilson de Souza para participar de reunião com uma advogada e um veterinário, além do Secretário do Meio Ambiente.

A reunião serviu para discutir a construção do Hospital Público Veterinário. Na oportunidade, todos os contrapontos e solicitações da causa Animal de Franca foram colocados diretamente ao Chefe do Executivo.

“Irredutível, o prefeito convidou os presentes para conhecer o local. O convite foi recusado, pois somos totalmente desfavorável a esse gasto neste momento”, diz Maysa.

Ela diz que a causa animal foi totalmente abandonada pela atual administração. “Isso não é novidade, mas que o desrespeito com nossos animais vem de cima, talvez seja”, diz.

“Apesar do trabalho árduo desta Comissão, da boa vontade do Secretário da Saúde e do Chefe da Vigilância Sanitária, as obras mais importantes param na ponta da caneta do Senhor Prefeito”, afirma. 

Numa nova reunião realizada na Secretaria da Saúde, ficou decidido que os protetores de animais vão emitir um parecer técnico contrário a essa construção. 

“Senhor Prefeito, os Protetores de Franca  querem dignidade e o mínimo de condição e respeito para os nossos animais. Antes de despender tempo e dinheiro com esse elefante branco… sim, porque Franca não tem condições de manter um hospital público veterinário, invista no Canil Municipal, que possui uma área enorme e precisa de ser olhada com carinho e atitude”, diz Maysa Kaluf. 

Combativa na defesa e proteção dos animais, Maysa diz que “estamos novamente sem: *

1. empresa de captura de animais de grande porte; 

2. empresa de segurança para o Canil, que foi furtado mais de 2 vezes desde o dia 01/06, com agravantes que por hora não vão ser divulgados, mas serão levados ao conhecimento do Ministério Público; 

3. empresa de limpeza do Canil.

4. funcionários esgotados,.

Maysa diz que as organizações não são se calar diante de tanta injustiça e descaso. 

Portanto, a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de Franca convoca os integrantes das várias ONGs ou entidades para, unidos, assinar o documento que será encaminhado ao Prefeito e ao Ministério Público para providências.

“Na segunda-feira, dia 22/06, estaremos das 10 às 16h no salão nobre da OAB Franca, para colher as assinaturas. Quem quiser participar do nosso grupo de Whatsapp, deixe o telefone e vamos juntos, trabalhar pelas melhorias que queremos”, diz Maysa.


+ Política