Promessas de Engler se renovam a cada eleição, mas não saem do papel

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de outubro de 2018 às 08:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Promessas feitas pelo deputado há muitos anos deixaram de ser cumpridas, são só eleitoreiras

Promessas de Engler se renovam a cada eleição, mas não saem do papel

O veterano deputado Roberto Engler, que agora está no PSB e que há quase três décadas viu sua ação parlamentar ir se esvaziando, tenta a sobrevivência política renovando velhas promessas. 

Se em pleitos anteriores tais promessas serviram para azeitar sua votação em Franca e mais de uma dezena de cidades, agora elas estão desgastadas por tantas repetições e nenhuma efetivação. 

Usando quase uma dezena de cargos que tem na Assembleia Legislativa, Roberto Engler priorizou a escalação de ex-vereadores e ex-prefeitos em busca de formação de quadros em diretórios municipais para aumentar seu cacife eleitoral, dando-lhe a densidade necessária para ter votos em outras cidades, pois em Franca ele não tem avançado nas urnas, pelo contrário (na última eleição, por exemplo, não fosse a votação obtida em outros municípios, ele não estaria na Assembleia). 

Engler foi se esquecendo de Franca, se ausentando em questões das quais sua atuação seria fundamental. Na questão da economia, por exemplo, o deputado francano nunca teve uma atuação em defesa da empregabilidade na indústria de calçados, nem na necessária diversificação industrial. 

Esteve ausente na luta dos empresários quanto à questão da antecipação do ICMS da exportação, mesmo sendo aliado do atual governador, Márcio França, que só tomou conhecimento do problema da indústria calçadista em recente visita a Franca. 

Engler priorizou a ocupação de cargos políticos estaduais na cidade e na região, tão logo pulou do ninho tucano para o partido do novo governador, mais por adesismo mesmo do que propriamente por ter qualquer ideologia afinada com Márcio França. 

NOMEAÇÕES E COMPADRIO

Cite-se, por exemplo, a inexplicável saída da Dirigente Regional de Ensino, professora Maria Luiza Franco Nery Machado para entrada de um aliado político dele, o Diretor Marcos Pereira do Amaral.

Os professores da rede estadual criaram grupos de WhatsApp e disseminaram a informação, inclusive com cópia do ato publicado no Diário Oficial, com violentas críticas a Engler por tratar politicamente a educação, que tem merecido um esforço concentrado de muitas lideranças, interessadas em sua melhoria. 

Enquanto o deputado se calava, “levava pau” de todo lado: O Grupo de Mulheres do Brasil, a maior ONG – organização não-governamental do País – liderada pela presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, manifestou-se contrariamente à indicação do deputado para a Direção Regional de Ensino (DRE-Franca).

Em comunicado, o Grupo de Mulheres do Brasil disse que “… nosso núcleo lamenta sobremaneira seu desligamento”. E ainda: ““Esperamos que esta demissão não tenha sido motivada por questões políticas, por entendermos que a Educação é hoje uma das maiores prioridades do povo brasileiro”

ESCRITÓRIO DE GOVERNO: APUNHALADAS E FICHA SUJA

Assim como, também, não se constrangeu a “apunhalar” politicamente nem mesmo antigos aliados, como Moacir de Almeida e Valéria Marson (só para citar o troca-troca que fez no Escritório Regional do Governo) , para onde nomeou seu assessor parlamentar, o ex-prefeito Marcos Henrique Alves – Marcão, que tem seguidas sentenças de rejeição de contas e contratos pelo TCE como ex-administrador de Itirapuã. 

PROMESSAS

Assim, cuidando mais de seu curral eleitoral de que de suas obrigações parlamentares como representante de Franca, escolhido que foi pelas seguidas reeleições a deputado, Engler se esqueceu de cumprir suas promessas eleitorais, muito pelo contrário, “inventando” outras.

De ações simples a mais significativas para Franca e região, Engler se esqueceu de trabalhar como deputado para conquistar obras e serviços, omitindo-se também em questões recorrentes da cidade, como a Segurança (o deputado nada fez para trazer à cidade o moderno sistema de vigilância eletrônica Detecta, que até cidades menores já têm). 

Para relembrar promessas vazias e omissão em sua atuação enquanto deputado, ligue-se à péssima atuação de Engler, questões que se arrastam ao longo dos anos, como o asfaltamento da Rodovia Rionegro e Solimões (Franca a Batatas), a duplicação da Rodovia Cândido de Portinari (de Cristais a Rifaina) e a implantação do Conservatório Musical (só para citar algumas). 

Além do mais, numa tentativa de ao menos ser reeleito e não ver sua votação anterior, que superou aos 100 mil votos ser reduzida drasticamente, nestes meses e semanas que antecederam as eleições deste domingo, o deputado percorreu municípios prometendo verbas que nem Deus sabe se serão liberadas. 

Como disse um prefeito da região, onde o deputado esteve prometendo verbas para praças e quadras esportivas: 

“O Engler acha que a gente é bobo e vai acreditar nestas promessas. Se ele não conseguiu nada para gente até agora, não será em fim de mandato do governador que vai conseguir. A mudança de partido dele foi um risco na água”. disse o prefeito. 

(Caio Mignone)


+ Política