Projeto proposto por Della Motta vira lei e dará mais segurança no trânsito

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de outubro de 2017 às 16:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre os principais pontos de alerta estão orientações sobre os riscos de se utilizar celular ao volante

A Câmara dos Vereadores aprovou, em setembro último, projeto de lei de autoria de Della Motta (Podemos) que acrescentou dispositivos à Lei 6.490/2005, que instituiu a Semana Municipal do Trânsito no Município de Franca.

Com as alterações aprovadas pelo Poder Legislativo, passa a constar na lei a campanha educativa “Preferência pela vida”, que foi inspirada em uma proposta para a Semana do Trânsito oriunda do Rotary Franca Sul.

“A proposta é que patrocinadores, juntamente com a iniciativa privada e entidades civis, fomentem a campanha educativa para o trânsito em Franca. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre os perigos inerentes à condução de um veículo”, disse Della Motta.

Entre os principais pontos de alerta estão orientações sobre os riscos de se utilizar telefone celular enquanto dirige, de não se utilizar o cinto de segurança e da importância da manutenção e utilização de todos os equipamentos obrigatórios nos veículos.

“O tema é amplo e passa por irregularidades diversas encontradas em veículos automotores e até a embriaguez no trânsito. A campanha tem que causar impacto na sociedade civil, inclusive, se necessário, com o uso de imagens de acidentes. O escopo é conscientizar a população, motoristas e pedestres”, afirmou Della Motta.

Com a aprovação na Câmara de sanção do prefeito Gilson de Souza, ficam previstas as seguintes ações na campanha “Preferência pela Vida”:

– Palestras, simpósios e outros eventos

– Interação de toda a sociedade civil do município

– Participação efetiva das autoridades que tratam do assunto sobre transporte e demais autoridades afins

 – Implantação de Fórum de Debates entre as autoridades e entidades civis organizadas do Município

– De igual forma com as autoridades da Polícia Civil e da Polícia Militar do Estado de São Paulo

– Distribuição de cartilhas educativas para os alunos do ensino fundamental e para a população em geral, abordando questões relativas à segurança no trânsito e no estímulo quanto ao uso de itens de segurança obrigatórios, técnicas de direção defensiva e obediência às normas de trânsito

– Campanha publicitária, que deve envolver a divulgação por meio de ‘outdoors’, adesivos, divulgação pela mídia radiofônica, televisiva e jornais em forma de mensagens de advertência sobre a campanha “Preferência pela Vida”, visando assim evitar mortes e diminuir acidentes no trânsito.


+ Trânsito