Projeto de app para localizar desaparecidos é criado por alunas de Etec

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de janeiro de 2018 às 22:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto Find Lost conquistou primeiro lugar entre 60 propostas que participaram do programa Pense Grande

Após viver a experiência angustiante de procurar pela irmã deficiente, que desapareceu durante dois dias quando saiu para ir à farmácia, a estudante Maiala Safira Vieira Gomes, de 16 anos, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. André Bogasian, de Osasco, pensou em criar um aplicativo para auxiliar na localização de pessoas desaparecidas. Um ano depois, a ideia começou a ser desenvolvida sob a forma de um app no programa Pense Grande 2017.

A iniciativa conquistou o primeiro lugar entre os 60 projetos que participaram da seleção. Promovido pela Fundação Telefônica, em parceria com a rede global de empreendedores Impact Hub, o programa tem como objetivo estimular ações de empreendedorismo social entre jovens de escolas públicas.

Durante quatro meses, Maiala e suas colegas do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio, Vitoria Mazoni Castillero e Vittória Vieira Zachi, trabalharam na elaboração da proposta, batizada de Find Lost. Tudo sob orientação do professor Miguel Del Barco e do especialista da Impact Hub Gabriel Barbieri.

Maiala diz que foi graças às redes sociais que conseguiram encontrar a irmã. “Mas seria mais fácil se houvesse um app conectado a um banco de dados, com informações dadas pelas famílias, fotos e mapa indicando a última localização daquela pessoa”, comentou ela.

As estudantes também pretendem integrar o app com delegacias e hospitais, ajudando a localizar cidadãos sem documentos que dão entrada nesses locais. “As pessoas registradas como desaparecidas podem constar em boletins de ocorrência, mas seus dados precisam ser cruzados para ajudar a encontrar alguma pista”, afirma.

Ao longo da participação no programa Pense Grande as alunas trabalharam no escopo do projeto e na interface do aplicativo. O próximo passo será o desenvolvimento do sistema e da infraestrutura de dados. Depois será feito o lançamento e divulgação do aplicativo.

Com a conquista do prêmio, o projeto será credenciado como membro da Impact Hub e poderá contar com apoio de mentores.


+ Tecnologia