Projeto ‘Adote uma Praça’ deverá passar por ajustes por parte da Prefeitura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de agosto de 2019 às 22:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar das propagandas nas praças da cidade, poucos se responsabilizaram e cuidam da forma adequada

A Prefeitura de Franca prepara um conjunto de adequações para aprimorar a forma de utilização dos espaços públicos, o que é permitido pela legislação nos termos do projeto ‘Adote uma Praça’, de autoria do então vereador Valdes Rodrigues.

Levantamentos preliminares realizados pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente apontam que mais de 100 locais contam com placas publicitárias, onde a contrapartida estabelecida em um documento que é formalizado entre as partes quando da adoção, é a manutenção periódica, com irrigações, podas a limpeza.

Mas na realidade, poucos que se responsabilizaram por esses espaços cuidam da maneira adequada. A Secretaria de Serviços e Meio Ambiente está concluindo esse diagnóstico dos locais e de quem são os ‘parceiros’, os quais serão chamados para as novas orientações.

Os formatos das placas sofrerão pequenas alterações e terão um novo padrão, a partir de então com um novo tipo de controle que vai permitir as equipes de manutenção da Prefeitura realizar esse acompanhamento.

O secretário de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Rodrigues Tosta, disse que esse assunto estava há algum tempo em pauta e busca além de disciplinar a forma de adoção, compartilhar com a iniciativa privada, empresas em geral, a oportunidade de ajudarem de forma efetiva com a manutenção do patrimônio público.

De acordo com ele, a adoção dos espaços é simplesmente uma parceria tipo ‘ganha-ganha’, onde a pessoa/empresa que opta pela manutenção, poderá associar a sua marca e a contrapartida será responsabilizar pelos cuidados necessários, com a limpeza e poda periódica.

Nos próximos dias a Prefeitura pretende divulgar os detalhes dessas mudanças e o modelo das novas placas, com orientações gerais de onde e a quem procurar para se habilitar a adotar um dos espaços disponíveis. 

Aqueles contratos em vigor e que estão sendo cumpridos regularmente poderão continuar, apenas se adequando as novas orientações. Um dos objetivos com esse trabalho é consolidar ainda mais o conceito de cidade bem cuidada, com qualidade de vida reconhecida nacionalmente.


+ Meio Ambiente