Parlamento Jovem Brasileiro abre inscrições para estudantes de Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de abril de 2019 às 17:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo oferecer aos estudantes uma vivência de trabalho dos deputados federais na Câmara dos Deputados

Estão abertas as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro, ação de educação realizada anualmente pela Câmara dos Deputados e dirigido a estudantes do Ensino Médio. O PJB tem como objetivo oferecer aos estudantes uma vivência de trabalho dos deputados federais onde tudo acontece: na Câmara dos Deputados, em Brasília. A inscrição é exclusiva para quem não tenha participado do programa.

Podem participar estudantes do ensino médio nascidos de 1997 a 2003 ou que tenham entre 16 e 22 anos até 31/12/2019. Em Franca, vários estudantes já participaram da atividade. Os interessados devem estar devidamente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico. Podem participar também estudantes que estejam concluindo o ensino médio no modelo EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O objetivo do programa é dar uma vivência do cotidiano de um deputado federal: como ele trabalha, como acontece a aprovação de leis e como se dá o diálogo com outras pessoas. “O Brasil é um país maravilhoso por conta da diversidade. Foi maravilhoso poder ficar aqui, conviver com diversos pontos de vista e mostrar que jovens podem fazer política”, diz Lídia de Souza Carvalho, ex-aluna da E. E, Prof. Antônio Terezio Mendes Peixoto

Ao longo de uma semana, os jovens precisam se vestir com ternos e paletós e participam de comissões e debates. “Estar aqui no Parlamento me fez ver meu papel como cidadã, como estudante e como pessoa dentro de uma sociedade”, diz Nayara Dias, ex-aluna da E.E. Dona Noêmia Dias Perotti.

Segundo Sérgio Luiz Damiatti, coordenador do PJB, a seleção se dá por uma triagem de melhores projetos: “O programa é uma parceria junto às secretarias da educação. Os alunos enviam um projeto de lei, que passa por uma triagem. Os melhores projetos são selecionados e os alunos passam uma semana aqui em Brasília, fazendo uma simulação de como seria a vida de um deputado.”

Dentre os PLs recebidos estão diversos pontos de interesse da sociedade, como o projeto enviado por Karina de Oliveira Cândido, ex-aluna da E. E. José Filho do Amaral: “Fiz um projeto que visasse a integração dos cadeirantes na sociedade que eles vivem. Meu projeto fala que os produtos precisam ser organizados nos supermercados de forma que cadeirantes possam pegá-los”, explica.

As inscrições para o PJB vão até dia 31 de maio. Mais informações:  https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/2019/inscricao


+ Educação