Programa da ANTT estará em Franca para estimular uso do cinto nos ônibus

A ação visa alertar os usuários sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança.

Postado em: em Trânsito

Ainda em agosto ou no começo do setembro, a Agência Nacional de Transportes terrestres  (ANTT) estará em Franca para realizar mais uma etapa do Projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto. 

Depois de Franca a agência levará o programa para Sorocaba e encerrará as etapas na capital sul-mato-grossense. Nos meses seguintes  (agosto e setembro) a iniciativa seguirá para Franca e Sorocaba. O encerramento ocorrerá na capital sul-mato-grossense.

Nesta segunda-feira (19/8) a décima etapa do Projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto está sendo desenvolvido em Presidente Prudente/SP. 

A ação, que vai até o dia 23/8, visa alertar os usuários do transporte rodoviário interestadual e internacional sobre a importância da utilização adequada do cinto de segurança. 

Além da conscientização dos passageiros, a equipe da ANTT irá vistoriar itens de segurança/obrigatórios dos ônibus, tais como: saídas de emergência, extintor de incêndio, pneus, tacógrafo, faróis, etc. 

Atenção especial será concedida à verificação da jornada de trabalho dos motoristas.

Os funcionários das empresas transportadoras também serão alvo das ações; o objetivo é que esses profissionais atuem como multiplicadores da consciência sobre a utilização correta do cinto por parte dos passageiros.

Adicionalmente, será realizada distribuição de panfletos informativos em uma escola do município.

Presidente Prudente é a quinta cidade do interior de São Paulo a receber o projeto. A fase paulista do cronograma de atividades foi iniciada em abril deste ano em Taubaté.

No mês de maio o projeto esteve em Ribeirão Preto, em junho a ação aconteceu em São José dos Campos e em julho os trabalhos ocorreram em Campinas. 

Desde o início da sua execução pela ANTT, em novembro de 2018, o Projeto Passageiro Consciente Viaja de Cinto passou também por cinco das principais cidades do Paraná (Ponta Grossa, Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel). 

Já foram conscientizadas 11.807 pessoas. Segundo estudo em andamento realizado pela Agência, apenas quatro em cada dez passageiros utilizam o cinto de forma adequada nas viagens interestaduais.


Artigos Relacionados