Professor da rede pública de Franca vence prêmio nacional de educação

Vídeo de Jefferson Lamarca sobre o projeto conquistou 34% dos votos no concurso Mind Lab Inspira

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Jefferson Lamarca utilizou a metodologia MenteInovadora para potencializar o aprendizado de geometria (Foto: Divulgação)

O professor Jefferson Lamarca, da E.E. Ângelo Scarabucci de Franca, foi o vencedor do prêmio de educação Mind Lab Inspira

O concurso anunciou, na tarde desta sexta-feira, 21, que o educador teve 34% dos votos com o projeto que utiliza o jogo Formas e Cores. 

O Mind Lab Inspira reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas do Brasil. 

O projeto de Jefferson estava entre os 9 finalistas que disputaram votação popular em plataforma online. 

Em sua proposta, o professor usou o jogo pedagógico para ensinar geometria de maneira prática para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

"No ensino da matemática, costumamos enfrentar o desafio do ensino contextualizado da matéria e a consolidação das estratégias para resolução de problemas. Após as experiências com o jogo Formas e Cores, os alunos assimilaram novas formas de resolverem questões de geometria e passaram a ter menos dificuldade com a matéria”, conta.

Na primeira fase do concurso, o Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. 

Após avaliação técnica, o prêmio teve votação popular online com 9 projetos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. O campeão ganhou uma viagem, em família, para o Beach Park no Ceará.

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora.

"Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens", afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. 

O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. 

Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. 

Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. 

Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. 

No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros. 


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